As homenagens e orações à Nossa Senhora de Nazaré prosseguem, agora à tarde deste domingo (11), com pessoas comparecendo até a Basílica Santuário e à Praça Santuário, no centro de Belém. Em um clima de superação da dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, os cidadãos se revezam para orar diante das imagens, externando a devoção à santa padroeira da Amazônia. A Basílica abriu as portas às 15 horas, mas bem antes já havia fila de pessoas para ingressar no local, com os cuidados contra o coronavírus. Já a visitação à Imagem Peregrina na Berlinda na Praça Santuário está prevista para começar às 17 horas.
Diretores da Festa de Nazaré e integrantes da Guarda de Nazaré orientam e organizam os fiéis no fluxo rumo a igreja, mediante a adoção dos protocolos de prevenção ao coronavírus.
Sentimento
Desde então, após aguardar desde o começo da tarde do lado de fora, as pessoas ingressaram na Igreja. Em seguida, começaram a fazer suas orações diante da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré. “Essa é uma imagem muito forte. A gente espera todo o ano por esse momento para vir aqui, e este ano já foi diferente por causa da pandemia. Mas, a gente se sente fortalecer com este momento tão importante na vida. Eu venho aqui há 21 anos, e a gente sente uma proteção muito grande. Eu só tenho a agradecer à Nossa Senhora de Nazaré e a Nosso Senhor Jesus Cristo”, declarou Carlos Pereira, 55 anos, comerciante.
Quem também esteve na Basílica Santuário para orações foi Maria Conceição, 65 anos, doméstica. “Fazia 40 anos que eu não vinha aqui, e, apesar de não ter tido o Círio, a gente acompanhou de manhã. Muitas pessoas pagando promessa, foi muito bonito. Depois de casa, a gente veio assistir a missa aqui. Ficamos sob o Sol quente (perto da igreja), mas valeu a pena. E vou voltar muito feliz”, afirmou. Conceição observou ser “uma coisa maravilhosa, é muito bom “poder estar diante da Imagem Original de Nazaré para orar. “Já chorei; para mim, foi muito bom, muito bom mesmo”, acrescentou. Muitas pessoas se emocionaram na primeira missa na Basílica Santuário após a programação do Círio 2020 pela manhã.
Na praça
Com acesso regrado a grupos pequenos de pessoas e obedecendo aos cuidados com o coronavírus, os fiéis iniciaram a visitação pública à Imagem Peregrina na Praça Santuário às 17 horas. A imagem está colocada na Berlinda na qual foi colocada tão logo chegou em sobrevoo sobre Belém na manhã deste domingo (11).

O acesso até a Berlinda perto do altar da Praça Santuário se dá por meio do portão de entrada em frente à Basílica Santuário e mediante a coordenação da Diretoria da Festa de Nazaré e mobilização dos membros da Guarda de Nazaré. Também já está em funcionamento o Arraial na área lateral da Basílica, em frente ao Centro Social de Nazaré (CSN).
A visitação à Imagem Peregrina na Praça e à Imagem Original na Basílica foi emoldurada por um arcor-íris no céu, logo depois da chuva das 17 horas.
