CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vereadores de Parauapebas criticam agressões de prefeito contra jornalistas do Grupo Liberal na COP

Os parlamentares afirmam que o episódio, que envolveu xingamentos, ofensas de gênero e agressão física, são recorrentes e até mesmo reforça a necessidade de responsabilização do gestor

fonte

Vereadores de oposição em Parauapebas repudiaram às agressões cometidas pelo prefeito Aurélio Goiano (Avante) contra três jornalistas do Grupo Liberal durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém. Os parlamentares afirmam que o episódio, que envolveu xingamentos, ofensas de gênero e agressão física, são recorrentes e até mesmo reforça a necessidade de responsabilização do gestor. E ainda, os membros da Casa Legislativa também pontuam que essas práticas não são novidades.

O vereador Fred Sanção (PL), também opositor a Goiano, reforça que não admite qualquer tipo de comportamento agressivo e que a Câmara Municipal atua na fiscalização desse tipo de comportamento do chefe do executivo da cidade. “Eu repúdio veemente essas ações. O Aurélio é um homem de um temperamento bastante explosivo. E ele não mede esforços para rebaixar, para achincalhar, para humilhar, qualquer um e a todos. É do perfil e da índole dele. Os casos são recorrentes”, pontua Fred.

“Hoje, nós somos quatro [vereadores] na oposição, que fazemos a oposição de verdade e mostramos os os problemas [com relação ao prefeito]. São atitudes que fazem parte do comportamento dele, e eu não concordo nem compactuo com isso. Acredito que, no campo da política, as discussões devem ser de ideias, de pensamentos e de defesa de posicionamentos. Mas, quando se parte para agressão física ou verbal, saímos do campo da democracia”, acrescenta o vereador.

Comportamento recorrente

De acordo com Fred Sanção, as práticas de Aurélio Goiano são recorrentes desde o período em que ele era vereador em outro estado e continuaram durante seu mandato em Parauapebas. Ele afirma que o caso de agressão envolvendo Aurélio "não é fato isolado", pois o político é reincidente há muito tempo.

“Quando foi vereador em Goiás, teve o mandato cassado após agredir fisicamente outro vereador. Também houve o episódio em que ele cuspiu no rosto do jornalista Felipe Tommy. Além disso, há uma denúncia de que ele teria ameaçado furar a barriga de alguém com uma faca, ainda no período em que era vereador em Parauapebas”, relata o vereador.

Agressão física

O vereador Fred Sanção afirmou que, mais recentemente, houve uma situação de agressão física durante um evento de cavalgada, realizada entre agosto e setembro. Nesse caso, embora a agressão não tenha sido cometida diretamente por ele, mas por um membro de sua equipe, o assessor desferiu o golpe físico, e a vítima precisou ir à delegacia.

“De lá para cá, apresentamos uma moção de repúdio na Câmara Municipal. No entanto, a proposta não foi aprovada. Houve bastante debate e manifestações em plenário, mas, como ele possui a base e a maioria dos votos, a moção acabou rejeitada. Também houve um episódio de agressão contra a Polícia Civil de Parauapebas, quando ele fez ameaças a um delegado em frente à delegacia”, relembra Fred.

Posicionamento

Na quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Parauapebas se manifestou após as agressões cometidas contra os jornalistas do Grupo Liberal. “Em resposta à Redação de O Liberal, a Câmara Municipal de Parauapebas vem a público afirmar que repudia todo e qualquer ato de violência, independentemente de autoria, motivação ou circunstância. A integridade física, moral e profissional de todos os cidadãos deve ser sempre preservada e respeitada”, detalhou a nota da Câmara Municipal.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM