SEX · 02 OUT 2026Assine

Belém

Quadrilhas animam noite de feriado no bairro da Pedreira

Concurso da Prefeitura apontará as dez melhores quadrilhas de Belém

Eduardo Rocha

20 de junho de 2019 às 21:04

Foto de arquivo.

Foto de arquivo. ( Foto: Akira Onuma / O Liberal )

Quem aproveitou a noite do feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (20), para conferir a abertura do Concurso de Quadrilhas Juninas de Belém, na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, não se arrependeu. No concurso, organizado pela Prefeitura de Belém, a primeira a se apresentar foi a Sedução Ranchista, do bairro do Jurunas, mostrando o tema "Nas borboletas de Jade cupido que traz mensagem para as noites de São João". A primeira fase do concurso que apontará as 10 melhores quadrilhas juninas de Belém em meio a 33 grupos, prosseguirá até o próximo domingo (23), sempre a partir das 19h30, com uma previsão de 20 mil espectadores nas arquibancadas nos quatro dias.

"O público que vem aqui, na Aldeia, encontra, com certeza, a paixão pelas quadrilhas; os bairros são apaixonados por quadrilha junina e eles se preparam o ano todo para esse momento", afirmou Sílvia Lovaglio, diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). 

Os grupos agendados para se exibir nesta quinta-feira na Aldeia Amazônica, como parte do Arraiá da Capitá, da Prefeitura de Belém, foram: Sedução Ranchista (Jurunas), Cabra de Lampião (Mosqueiro), Balão de Ouro (Mangueirão), Encantos da Juventude (Guamá), Revelação do Marco (Marco) e Reino de São João (Guamá). Para esta sexta (21), a partir das 19h30, estão agendadas as quadrilhas: Império de São João (Conjunto Maguari), Roceiros da Amizade (Sacramenta), Moreninha da Campina (Icoaraci), Flor do Norte (Tapanã), Fúria Junina (Marco), Tradição Junina (Benguí), Rainha da Juventude (Cremação), Roceiros da Terra Firme (Terra Firme), Pai D’égua Nu Arraiá (Marambaia) e Roceiros Pé de Moleque (Icoaraci).

Na segunda-feira (24), haverá a apuração dos quesitos por 22 jurados. Nos dias 26, 27 e 28, sairão as 20 finalistas, e no dia 29 serão conhecidas as 10 melhores de Belém.

No sangue - Além dos grupos de dança, o público confere as performances das misses caipira, simpatia, e morena cheirosa. No dia 27, haverá concurso das misses da melhor idade e LGBTI.

"Eu danço quadrilha há 15 anos; espero por essa hora desde o começo do ano", declarou Charles Valente, 29 anos, pintor e marcador (coordenador da apresentação) na quadrilha junina Cabra de Lampião, do Mosqueiro. Com 16 pares, a quadrilha abordou "a paz e o amor e a riqueza de São João". Após quatro meses de ensaio, a quadrilha, formada por estudantes, comerciários e, sobretudo, por trabalhadores da construção civil, contou com 16 pares. "Eu gosto de dançar e da alegria da quadrilha, por isso dança quadrilha há 13 anos", afirmou Waldiceli Souza, 29 anos, dona de casa, da "Cabra de Lampião". 

A assistente administrativa Kátia Ribeiro, 48 anos, disse que está em Belém há três meses e aproveitou o feriado para conferir as quadrilhas paraenses. "Eu estou gostando muito. Em São Paulo tem quadrilha, mas elas são bem fortes no Norte e no Nordeste", afirmou. "Tem que ter quadrilha em Belém, porque é bonito", arrematou dona Celeste Gomes, de 71 anos na Aldeia Amazônica. 

Assuntos relacionados