CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Proliferação de ratos assusta moradores no Guamá

Roedores aparecem dentro das residências principalmente depois das chuvas

João Thiago Dias

A grande quantidade de ratos tem assustado moradores da passagem Frei Daniel de Samarat, entre as passagens São Miguel e Paulo Cícero, no bairro do Guamá, em Belém. De acordo com a denúncia recebida pela reportagem, os roedores são grandes e saem do esgoto para dentro das residências principalmente depois dos períodos de chuva. 

Quem detalha o problema é o auxiliar de serviços gerais Edson Carlos Silva, de 50 anos, que encontra constantemente urina e fezes dos animais dentro da casa dele. "São ratos grandes. Sempre tem sujeira deles e ficamos com medo de doenças. E são aquelas ratazanas de esgoto que vêm para cima", disse.

Segundo Edson, não existe problema com lixo na área, mas os animais são atraídos por conta dos resíduos da feira do bairro. "Sempre fica muito sujo ali no mercado. E piora porque faz muitos anos, acho que desde 2013, que o Centro de Controle de Zoonoses não aparece para colocar veneno na boca de lobo. Já liguei para eles para denunciar, mas nada foi feito", informou.

Ele afirma que a vizinhança faz o possível para manter a passagem limpa, mas nada é suficiente sem o apoio de profissionais especializados. "Limpamos e pode ver que é limpinho no bueiro, mas ninguém vence. Tem mais rato do que gente aqui. Temos que ficar colocando veneno em casa e caçando para matar. Agora estamos aguardando para ver se o Zoonoses aparece".

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), por meio do CCZ, não detalhou a situação na passagem citada na reportagem, mas informou que atua no controle de roedores e de leptospirose com prevenção, orientação, educação em saúde e aplicação de raticida com atividades programadas em feiras, praças e mercados, a cada dois meses; hospitais, unidades de saúde e escolas municipais; além de eventos como Círio, aniversário da cidade, Carnaval, dentre outros, ao longo de todo o ano.

"Atende, também, demandas espontâneas para atividades nos locais citados acima e em vias públicas, solicitadas por e-mail, protocolo ou pelos telefones (91) 3344-2350 e (91) 3344 2357. O CCZ funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na avenida Augusto Montenegro, km 11, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci", detalhou a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM