Porto de Icoaraci, em Belém, oferece travessia de balsas a partir desta segunda, 15

Avenidas Perimetral e Bernardo Sayão não tiveram mais grandes filas na tarde deste domingo, 14

Redação Integrada

Após uma semana de grandes filas de caminhões em razão da queda da ponte do Rio Moju, não houve congestionamento e longas esperas nas avenidas Perimetral e Bernardo Sayão, na tarde deste domingo, 14. A tranquilidade do tráfego surpreendeu os motoristas que se dirigiam aos portos Celte e Henvil, localizados na Bernardo Sayão. Às 15h, o fluxo nas vias era normal, sem nenhum caminhão parado.

Nesta segunda-feira, 15, o número de veículos deve voltar a aumentar, mas o Governo do Estado inicia uma nova linha de travessia de balsa, que sairá do porto da Trambioca, em Icoaraci, em direção à Barcarena, para que o transporte de cargas ocorra com fluidez.

O caminhoneiro Márcio Azevedo, de 40 anos, quase não acreditou no que viu quando chegou, às 14h30, na Bernardo Sayão. "Eu já saí de Ananindeua pensando que ia pegar sufoco em um engarrafamento enorme, como os que a gente viu quarta-feira, quinta e sexta. Mas não, hoje está ótimo, fiquei muito surpreso", afirma.

Adenilson Amorim, de 38 anos, também tinha uma expectativa negativa sobre o trânsito que poderia enfrentar. "Pensei que ia encontrar a fila já lá na frente da UFPA (Universidade Federal do Pará), pois cheguei a pegar algumas filas, durante a semana, lá pela Ceasa (Central de Abastecimento do Pará). Mas, quando cheguei por aqui, pude seguir tranquilamente", comemora.

A situação era bem diferente da registrada, por exemplo, na quarta-feira, 10, quando a fila, na Perimetral, alcançou a avenida João Paulo II, uma das mais movimentadas da cidade. E, para reduzir o tempo de espera para o embarque dos caminhões em balsas nos portos, a Arcon (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará) disponibilizou uma nova balsa para fazer a rota Belém-Barcarena-Belém. Ela é voltada exclusivamente para veículos de carga e az quatro viagens por dia, em média, transportando, ao todo, 320 caminhões.

De acordo com agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e da Arcon, já era esperado que houvesse diminuição da quantidade de veículos durante o fim de semana e, para esta segunda-feira, a expectativa é de que as imagens de congestionamento da última semana não ocorram novamente. "Teremos mais duas balsas funcionando em Icoaraci, o que fará aumentar o número de balsas de oito para dez. Sem dúvida, isso tornará mais tranquilo o tráfego de caminhões. No dia da queda da ponte, eram utilizadas apenas cinco balsas. Aos poucos, esse número passou para oito e aumentará de novo, para que a demanda da sociedade seja suprida", afirma Dilson Júnior, controlador de fiscalização da Arcon.

"Para quem trabalha principalmente na área de Icoaraci, como eu, essa abertura para novas balsas será muito bem vinda. Não é possível que a gente tenha que esperar até quase 24 horas, como ocorreu comigo logo depois que a ponte desabou", lembra o caminhoneiro Antônio Cassemiro, de 56 anos, que trabalha com o transporte de madeira.

Avaliação

O Governo do Estado reuniu, também neste domingo, 14, na sala de situação do Corpo de Bombeiros, em Belém, os representantes de vários órgãos envolvidos na ações emergenciais  para conhecer alguns projetos apresentados como possíveis soluções ao problema de tráfego de veículos.

Entre as saídas apresentadas, está a criação de rampas para embarque e desembarque de balsas, com o objetivo de desafogar o fluxo nos portos responsáveis pelo serviço no momento. O órgão responsável por cada plano debatido terá até às 8h desta segunda, 15, para entregar o relatório final do projeto, na Arcon.

Confira os horários da travessia Icoaraci - Barcarena

Saída Icoaraci    Saída Barcarena

09:00                      07:00

11:00                      09:00

13:00                     11:00

15:00                     13:00

Haverá balsas extras entre os horarios, conforme a demanda

Saída de Icoaraci: será do Terminal de balsa que sai para o Marajó.
Saída de Barcarena: será da rampa da travessia para o Trambioca.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!