Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

O Liberal é o primeiro jornal impresso do Norte e Nordeste a utilizar tecnologia de realidade aumentada

Recurso será implementado nas edições especiais de domingo e, muito em breve, ampliado para as edições diárias

Laís Santana

O jornal O Liberal é o primeiro veículo de comunicação do Norte e Nordeste do Brasil a implementar a tecnologia de realidade aumentada em jornal impresso. A inovação chegará até o leitor a partir deste domingo (10), como mais uma ferramenta de interação com o conteúdo jornalístico. Na primeira etapa do projeto, o usuário já terá acesso a fotografias, vídeos, podcasts, gráficos, dentre outros formatos, em realidade aumentada.
"É uma nova maneira de ler o jornal impresso, em que ele interage com o leitor através do celular. Ao longo dos próximos dias e meses, vamos ter outras novidades, além do jornal onde o usuário terá, posteriormente, a possibilidade de interagir com a própria cidade, por exemplo, utilizando essa tecnologia no celular se a pessoa estiver na Estação das Docas, ela consegue apontar o celular para um local específico e, no aparelho, aparecer vídeo ou notícia relacionada a programação cultural. Existe um mundo de possibilidades que nós estamos iniciamos e vamos aprofundar ao longo dos próximos dias", detalha Daniel Nardin, diretor de Conteúdo do Grupo Liberal.
A ferramenta de realidade aumentada é mistura de tecnologia e vida real, proporcionando ao usuário uma experiência imediata do mundo a sua volta com a inserção de outras informações em diferentes formatos.
Um dos maiores sucessos do uso da realidade aumentada no mundo foi o jogo Pokémon Go, lançado em 2016. O título usa o conceito para mostrar os pokémons no mapa e pela câmera do celular. A tecnologia também é amplamente utilizada por veículos de comunicação impresso na Europa e no Japão.
A iniciativa é reflexo do crescimento em vendas do jornal impresso e da base de assinantes de O Liberal, como explica Nardin. "Nós estamos sempre buscando coisas que possam agregar a esse cenário e é um caminho natural quando a gente percebe que estamos em multiplataformas. É mais uma novidade que o Grupo Liberal para melhorar, aperfeiçoar e ter um relacionamento e uma experiência diferentes com o nosso leitor, nosso internauta, nosso público em geral", completa. O lançamento contará com uma campanha explicando como o recurso pode ser utilizado, especialmente pelo público mais jovem, com o intuito de formar mais leitores. 
O recurso de realidade aumentada vem para complementar o mecanismo que já vem sendo utilizado desde o ano passado, que é o QR Code. Atualmente, cerca de 80% das matérias publicadas em O Liberal são acompanhadas de conteúdo multimídia, que complementa o que está no impresso.
O head de Estratégias Digitais do Grupo Liberal, Rafael Silveira, explica que a realidade aumentada existe para que o usuário tenha uma noção melhor de algo, indo além da realidade e trazendo mais informação. "A gente espera aumentar a realidade que o nosso leitor está vendo. Com isso, ele tem a realidade, que é o papel, e uma produção de conteúdo muito maior do que ele consegue enxergar. Com a realidade aumentada, a gente consegue entregar grande parte desse conteúdo que não pode ser impresso na página do jornal", frisa.

Confira o passo a passo para experimentar a realidade aumentada em O Liberal:
1- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code; 
2- Abra o link e clique em "Começar";
3- Habilite a câmera do seu aparelho; 
4- Aproveite a experiência!

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM