SEX · 02 OUT 2026Assine

URBANIZAÇÃO

Novo trecho da avenida Romulo Maiorana é entregue requalificado com parque linear e áreas de lazer

Trecho entre as travessas Lomas Valentinas e Mauriti recebeu nova pavimentação, ciclovia, pista de cooper, iluminação, paisagismo e estruturas de lazer e convivência

Gabriel Pires e Amanda Martins

5 de setembro de 2026 às 10:30

Modificado em 5 de setembro de 2026 às 13:15

Avenida Romulo Maiorana ganha novo trecho requalificado e Parque 25 no bairro do Marco

Avenida Romulo Maiorana ganha novo trecho requalificado e Parque 25 no bairro do Marco ( Foto: Carmem Helena / O Liberal )

Mais uma etapa da requalificação da avenida Romulo Maiorana, entre as travessas Lomas Valentinas e Mauriti, no bairro do Marco, em Belém, foi entregue à população na manhã deste sábado (3). O trecho recebeu nova pavimentação, calçadas acessíveis, ciclovia, pista de cooper, iluminação, paisagismo, drenagem e novos espaços de convivência.

A entrega também contou com a implantação do Parque 25, novo parque linear construído no canteiro central da avenida, um dos destaques da obra, como lembra o secretário de obras e infraestrutura de Belém, Fábio Rodrigues. Para ele, um dos principais objetivos da melhoria, além da questão de urbanismo, é melhorar a mobilidade da população, além de oferecer opções de lazer.

Novo trecho da avenida Romulo Maiorana é entregue requalificado com parque linear e áreas de lazer
Carmem Helena / O Liberal
Carmem Helena / O Liberal

“Essa etapa está sendo batizada de Parque 25, por conta do modelo que está sendo entregue. Aqui a gente está entregando soluções de micromobilidade, como as ciclofaixas. Estamos entregando opções de entretenimento e lazer, como a quadra poliesportiva, a pista de Cooper, áreas e oportunidades para convivência entre as pessoas. Os nossos bancos, as áreas de convivência, os locais aqui de comercialização, os novos quiosques”, relata.

Prefeito Igor Normando
Prefeito Igor Normando (Paula Lourinho)

O prefeito Igor Normando destacou que a revitalização recupera uma área importante para a cidade e amplia as possibilidades de uso pela população. Segundo ele, o espaço poderá ser utilizado para atividades físicas e momentos de lazer com a família.

 “A população vai poder usar, vai poder fazer exercício, vai trazer a família, as crianças, para um parque realmente digno da nossa cidade”, afirmou.

A requalificação abrangerá, como um todo, cerca de dez quarteirões do espaço. O projeto prevê playgrounds, brinquedos naturalizados, academia ao ar livre, áreas para basquete e vôlei de areia, pergolados, mais quiosques, paraciclos e banheiros públicos, além de novo paisagismo e estruturas de acessibilidade.

Avanço da obra

Agora, a obra avança para a última etapa, que vai alcançar até a travessa Antônio Baena, segundo o secretário. “A nossa perspectiva é que, antes do final deste ano, esteja tudo devidamente entregue, com algumas surpresas e mais opções, como parques infantis, áreas pet e outros espaços de convivência, além de novas áreas para quiosques e espaços comerciais. É um pacote bem completo, sem esquecer da pavimentação asfáltica e da sinalização adequada nos dois sentidos da via”, relata.

A requalificação da Romulo Maiorana ocorre ao longo de cerca de 3,5 quilômetros e inclui a reconstrução e desobstrução da drenagem, jardins de chuva, infraestrutura verde, nova iluminação em led e melhorias para pedestres e ciclistas.

População

O porteiro Humberto Sousa, acompanhou a mãe idosa, Laura Sousa, de 95 anos, durante a inauguração do novo espaço na avenida Romulo Maiorana. Morador do bairro, Humberto elogiou a estrutura e destacou os benefícios do espaço para a socialização e o bem-estar da mãe. “Antes, isso aqui estava abandonado. Agora dá para passear com a minha mãe. Eu achei muito legal e muito bonito. Acredito que as comidas típicas dos quiosques vai ficar legal. Antes, eu não vinha muito porque ficava tudo abandonado”, comenta. 

O porteiro Humberto Sousa levou a mãe, Laura Sousa, de 95 anos, para conhecer o espaço requalificado
O porteiro Humberto Sousa levou a mãe, Laura Sousa, de 95 anos, para conhecer o espaço requalificado (Carmem Helena / O Liberal)

Também moradora do bairro, a assistente social Sandra Rodrigues conta que as mudanças no local beneficiam a população trazendo um ambiente mais limpo e seguro. "Era uma obra muito esperada. Caminhar por aqui era perigoso, porque era escuro, também era sujo. Apesar da arborização maravilhosa, mas não tínhamos como circular. E, hoje, o nosso bairro ganhou um grande presente", observa. 

Sandra Rodrigues afirmou que a requalificação era esperada pelos moradores e destacou as novas condições para caminhar pela área
Sandra Rodrigues afirmou que a requalificação era esperada pelos moradores e destacou as novas condições para caminhar pela área (Carmem Helena / O Liberal)

Esporte

Morador do bairro da Sacramento, Pedro Macedo,  pratica rocking há cerca de seis anos e treina no Parque da Cidade. Para ele, a nova quadra amplia as possibilidades para os jovens da região. Segundo o jovem, o espaço poderá ser utilizado tanto para esportes já conhecidos quanto para apresentar novas modalidades à população. 

Praticante de rocking, Pedro Macedo afirmou que a nova quadra pode ampliar o acesso dos jovens a atividades esportivas
Praticante de rocking, Pedro Macedo afirmou que a nova quadra pode ampliar o acesso dos jovens a atividades esportivas (Carmem Helena / O Liberal)

“É muito bom ter ela aqui porque mais jovens como eu podem vir jogar bola, basquete. Eu e o meu irmão viemos para praticar o rocking e apresentar para as pessoas que não conhecem”, afirmou.

Pedro também destacou que a criação de equipamentos esportivos pode oferecer aos jovens uma alternativa de lazer fora das ruas. Ele afirmou que pretende voltar ao local para treinar, caso a estrutura atenda às necessidades do grupo. “A quadra é muito boa para que eles não fiquem vulneráveis no meio da rua”, disse.