Igreja celebra São Sebastião com homenagens na Sacramenta

Festividade em homenagem ao santo prossegue até dia 20

Eduardo Rocha

Um dos santos mais queridos da Igreja Católica, São Sebastião ganha homenagem de fiéis no bairro da Sacramenta, em Belém, a partir deste sábado (11), quando, então, será aberta a festividade em homenagem ao santo. O evento se estenderá até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, reunindo atrações de cunho religioso, social e cultural, sob a coordenação da paróquia que leva nome desse vulto da Igreja.

A festividade desenvolve o tema "São Sebastião, ajudai-nos a valorizar a vida". A programação deste sábado (11) conta com missa de abertura às 7 horas, e, depois, às 19 horas, celebradas pelo pároco, padre Pedro Diocrésio Francisco. Neste domingo (12), o arcebispo eleito da Arquidiocese de Santarém, dom Irineu Roman, celebrará a missa das 7 horas. A partir das 17 horas, haverá missa presidida pelo padre Pedro Diocrésio Francisco; às 19 horas, o cônego Joel Lopes de Oliveira, da Paróquia Sant’Ana da Campina, presidirá a missa.

Ao longo da semana, haverá celebrações litúrgicas. Na terça-feira, como de costume, será realizada a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e os fiéis participarão de missa com pessoas enfermas e idosas. Já na programação cultural, haverá jantar do padroeiro, arraial, café da manhã, sorteios e apresentação de bandas locais, entre outras atrações.

No Dia de São Sebastião e aniversário de 85 anos da paróquia, na segunda-feira (20), a primeira celebração, às 7 horas, será presidida pelo padre Edmir José da Silva. A segunda missa será celebrada às 9 horas, pelo padre Francisco das Chagas Souza. Já às 12 horas, a comunidade participará da Novena em honra a São Sebastião.

A partir das 17 horas do dia 20, começará a Procissão do Padroeiro. A romaria sairá do It Center, na esquina da travessa Lomas Valentina, e passará pelas vias Antônio Everdosa e Alferes Costa. Às 19 horas, haverá missa de chegada da procissão, a ser presidida pelo pároco Pedro Diocrésio Francisco.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja quando soldado, capitão e apóstolo dos compressores, daqueles que foram presos na época. São Sebastião nasceu em Nabonne, na Itália, e desde muito jovem era conhecido como generoso e homem que se doava ao serviço e defensor da verdade.

No império de Diocleciano, os cristãos eram perseguidos, pelo fato de o imperador adorar deuses. Já o Povo de Deus adorava a Santíssima Trindade, como informa a Arquidiocese de Belém. Quando o imperador descobriu que São Sebastião testemunhava o amor de Deus, mandou prendê-lo em um tronco, onde várias flechas o atingiram. No ano de 288 foi martirizado.

Serviço

Festividade de São Sebastião
Data: 11 a 20 de janeiro
Horário: A partir das 7h
Local: Paróquia São Sebastião - Av. Senador Lemos, 3880 - Sacramenta

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM