SEG · 05 OUT 2026Assine

Ùltima despedida

Governo do Pará e UFPA decretam luto oficial por três dias pela morte de Zélia Amador

Falecimento da professora doutora paraense tem repercussão nacional nesta terça-feira (8)

Valéria Nascimento

8 de setembro de 2026 às 21:16

Governo do Estado decretou luto oficial por três dias pela morte da professora doutora em Ciências Sociais, Zélia Amador de Deus

Governo do Estado decretou luto oficial por três dias pela morte da professora doutora em Ciências Sociais, Zélia Amador de Deus ( Foto: Cláudio Pinheiro / O Liberal )

O Governo do Pará decretou luto oficial por três dias no estado, nesta terça-feira (8), em razão do falecimento da professora Zélia Amador de Deus. No texto assinado pela governadora Hana Ghassan, o executivo estadual destacaa trajetória academica e a miltância história da professora na defesa do povo negro.

"Considerando sua significativa e fundamental contribuição na luta antirracista na Amazônia, sendo uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa); e o justo reconhecimento pelo exemplo e pela contribuição legada a todos os paraenses, o governo do Pará decreta Luto Oficial no Pará, por três dias, a contar de 8 de setembro do corrente, em homenagem à memória de ZÉLIA AMADOR DE DEUS", diz o texto do documento.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) também decretou luto oficial por três dias, a partir desta terça-feira (8), por causa do falecimento da professora Zélia Amador.

Assuntos relacionados