Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia dos Pais: Hemopa celebra a data com doação de sangue no sábado (13)

Iniciativa serve para reforçar estoque para atendimento a pacientes

O Liberal

Para garantir o fornecimento de sangue a pacientes da rede hospitalar no Estado, integrada por mais de 200 unidades, a Fundação Hemopa promoverá, neste sábado (13), uma campanha de doação desse item, na véspera do Dia dos Pais. A iniciativa enfoca o tema "Pai, dê o seu melhor, doe sangue e salve vidas".

A ação estratégica ocorrerá na sede do hemocentro, na Batista Campos e na Unidade de Coleta Castanheira. Para tanto, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) elaborou programação comemorativa aos pais doadores de sangue, antigos e novos, com música ao vivo com os cantores Nil Lopes e Felipe Cunha. O lanche servido aos voluntários terá até o complemento de brownie.

Incentivador

Segundo a Gecad, em 2022, o percentual de doação do sexo masculino foi de 59,5%. Entre esses doadores, está um grande exemplo de pai doador, o mestre de obras, Nazareno da Paixão, 69 anos.

Ele se tornou doador na juventude e incentiva os filhos e netos a doarem como ele. “Primeiramente, eu agradeço a Deus por ter me dado saúde e vontade de ajudar o próximo. Fico feliz em ter contribuído esses anos todos realizando doações. Eu incentivo meus cinco filhos a doarem, fico feliz em dar esse exemplo”, disse.

Nazareno Paixão aproveitou para parabenizar os pais pela passagem da data comemorativa, no próximo domingo. “Que os pais possam ter senso humanitário, para chegar até as pessoas, através da doação de sangue. Parabenizo todos os pais de família que doam, e dizer para aqueles que nunca doaram, que saibam que, a partir do momento que você se torna um doador, você dá o seu melhor exemplo para a família, sendo um pai que tem amor ao próximo e ensina isso para os seus filhos”, enfatizou.

A titular da Gecad, a assistente social, Juciara Farias, convida os voluntários da causa da doação de sangue no Pará. “Façam do sábado um dia de festa antecipada aos pais, doando sangue para salvar vidas de outras pessoas, inclusive, de outros pais internados na rede hospitalar. A sua doação de sangue vai fazer a diferença na vida das pessoas”.

Critérios para a doação:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
  • Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
  • Quem se vacinou contra a covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

 

SERVIÇO

Mais informações: 08002808118, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 17h.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM