Confira como treinar com segurança e evitar acidentes em academias
É essencial prestar atenção nas orientações do educador físico
A prática de exercícios físicos e de musculação em academias é essencial para manter um bom nível de saúde. Ao mesmo tempo, realizar os treinos exige uma série de cuidados importantes para evitar acidentes e complicações, principalmente em exercícios com altas cargas. Os especialistas listam diversos cuidados, como escutar as orientações dos educadores físicos e respeitar os limites do próprio corpo.
O que mais causa acidentes em academias é o aluno não seguir as orientações dos educadores físicos, de acordo com Marcelo Casanova, gerente da academia Fit4You. “Uma falta de maior cuidado e de entender que tem um profissional da área para prescrever os treinos”, afirma.
Para evitar os acidentes, o gerente destaca a importância do acompanhamento do profissional de educação física em vários momentos, desde a montagem do treino até a instrução cotidiana.
Como evitar acidentes
Os cuidados para evitar acidentes começam na avaliação física e médica antes da montagem de um treino seguro e eficaz. “O aluno precisa passar por uma avaliação física, onde vamos fazer uma análise do aluno. Os alunos precisam fazer uma avaliação médica, para termos uma segurança do que vai ser prescrito de atividades”, detalha Marcelo Casanova.
Após a montagem do treino, é essencial que um educador físico esteja presente observando os treinos dos alunos. “Sempre falamos para os profissionais fazerem uma sondagem e estarem perto do aluno. Às vezes, os alunos acreditam que sabem treinar e aplicam técnicas aleatórias que não estavam prescritas”, relata Marcelo Casanova.
Durante a prática do exercício, o aluno precisa respeitar os limites do próprio corpo na prática de exercícios. Os detalhes de cada exercício, como as cargas, séries e modos de repetição, precisam ser gradativos e adequados com os resultados da avaliação física realizada na academia, segundo o gerente da Fit4You.
O risco de acidentes e lesões também é diminuído se o aluno tiver uma alimentação e hidratação adequadas, pois previnem a fadiga muscular, melhoram a concentração e garantem o funcionamento ideal do corpo, de acordo com Marcelo Casanova.
Outro cuidado importante é o aluno alongar e aquecer antes de qualquer exercício físico. O alongamento aumenta a flexibilidade e melhora os movimentos. Já o aquecimento ativa a circulação e prepara os músculos para o esforço. “Com esses cuidados simples, você treina com mais segurança, desempenho e menos risco de dores ou contusões”, afirma Marcelo Casanova.
Confira a lista de cuidados importantes para treinar na academia:
- Fazer avaliação física e médica antes da montagem do treino;
- Respeitar os limites do corpo;
- Escutar e respeitar as orientações do profissional de educação física;
- Ter uma alimentação e hidratação adequadas;
- Realizar alongamento e aquecimento antes do treino;
- Usar equipamentos com manutenção regular.
Cuidados com o exercício de supino
O exercício do supino é um dos mais famosos dentro das conversas sobre academia, mas apresenta grandes riscos se for realizado de forma errada. No dia 1º de dezembro de 2025, Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos, morreu após um acidente fatal em uma academia, em Olinda (PE). Ele realizava o exercício de supino de forma arriscada quando a barra caiu sobre o seu tórax.
Os educadores físicos chamam a atenção para que as pessoas evitem a “pegada suicida”, nome dado para quando o aluno segura a barra sem envolver o polegar. Dessa forma, o controle é reduzido e aumenta o risco de a barra cair sobre a pessoa. “Se o aluno estiver sem luva, a barra pode escorregar. A melhor forma é você envolver o polegar na barra”, alerta Marcelo Casanova.
Antes de praticar o supino, o aluno também deve aquecer apenas com a barra e colocar gradativamente o peso. Além disso, é preciso respeitar o limite do próprio corpo e não forçar repetições se o aluno não tiver condições.
Em caso de altas cargas ou de aumento de peso, é recomendado que o aluno treine com um professor ou parceiro para prestar auxílio. Se o aluno falhar na série de exercícios, o professor poderá segurar a barra e evitar acidentes.
Confira as dicas para realizar o supino inclinado ou reto de forma adequada:
- Envolver o polegar para pegar a barra (pegada fechada);
- Treinar com professor ou parceiro;
- Aquecer antes só com a barra;
- Respeitar o próprio limite;
- Manter os punhos alinhados;
- Realizar a descida de forma controlada.
Orientação é fundamental, segundo alunos de academia
O engenheiro Almir Morisson pratica exercícios físicos em academia há mais de 10 anos e relata que busca não treinar com pesos excessivos e se manter informado sobre como fazer os exercícios de forma correta.
Para não cometer equívocos, o engenheiro destaca a importância dos educadores físicos nas academias. “Eles têm o conhecimento de instruir o aluno. Aqui na Fit4You, as educadoras sempre ficam observando como fazemos o exercício e nos corrigem quando necessário”, afirma.
Os alunos também devem perguntar e tirar dúvidas com os instrutores da academia, como no caso do aposentado Luís Carlos. “Eu não ultrapasso a minha carga de peso normal. Quando tenho dúvidas, eu pergunto para os professores”, relata o aluno que treina há dois anos e nunca sofreu um acidente.
O engenheiro mecânico Diego Silva treina há cinco anos e também ressalta a importância dos instrutores e de conhecer até onde pode ir em um exercício. “Nunca sofri acidente. O importante é não passar do seu limite e ter o suporte dos profissionais da academia”, relata.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA