Comissão especial deve emitir parecer científico sobre realização do Círio até 25 de julho

Pedido foi feito pela, diretoria da festa. A partir dele, será avaliada possibilidade de realização ou não da procissão de 2020

Cleide Magalhães

Até o próximo dia 25 de julho, a Comissão Especial de Análise da Pandemia da Covid-19 da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deverá apresentar parecer inicial técnico-científico para a Arquidiocese de Belém, à Paróquia de Nazaré e para a Diretoria da Festa de Nazaré, para que estas avaliem as possibilidades de realização ou não do Círio de Nazaré 2020, uma das maiores festas religiosas do mundo, que ocorre em Belém, no segundo domingo de outubro e reúne milhões de fiéis. 

A Comissão foi formada recentemente e teve primeira reunião no último dia 25. Ela foi dirigida pela Diretoria da Festa de Nazaré. A principal atribuição da Comissão é avaliar a evolução da pandemia em Belém e Região Metropolitana, podendo coletar dados, examinar estudos e artigos técnicos e interpretar projeções estatísticas. Com isso, a finalidade é formular um parecer técnico sobre a realização do Círio de Nazaré 2020. Ela vai levar em consideração a ótica médica, conveniência científica e os possíveis riscos à saúde pública. Esse parecer irá orientar a decisão final da Arquidiocese de Belém, da Paróquia de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré.

Mais de um milhão vão às ruas na grande procissão (Akira Onuma / Arquivo O Liberal)

A comissão especial é formada pelo casal de médicos membros da DFN, Cássio e Milena Caldato. Ela tem como convidados o biólogo Regis Andriolo e os médicos Haroldo José de Matos, Pedro Vasconcelos, Salomão Kahwage Neto e Vânia Brilhante. 

O prazo de trabalho da comissão será de 60 dias, podendo ser prorrogado, mas ela deverá emitir um parecer inicial até o próximo dia 25 de julho, que será entregue ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a Paróquia de Nazaré e ao coordenador da DFN, Albano Martins.

“Com o parecer desta comissão teremos o embasamento técnico e científico necessário à prolação de uma decisão segura e responsável sobre o Círio de Nazaré”, avalia Albano Martins.

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. A Festa de Nazaré tem diversos patrocinadores e apoiadores. 

Parecer deverá definir edição de 2020 (Caio Oliveira / O Liberal)

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM