Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Com capacidade de visitantes reduzida em 50%, Parque do Utinga reabriu nesta quarta (19)

Após quase cinco meses fechado, o Parque reabriu ao público com medidas de segurança sanitárias contra a disseminação da covid-19

João Thiago Dias

Após quase cinco meses fechado, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, vai reabriu ao público, nesta quarta-feira (18), com medidas de segurança sanitárias contra a disseminação da covid-19. O local vai funcionar das 6h às 17h, todos os dias, exceto às terças-feiras, quando o Parque fecha para manutenção. Para acessar o espaço ambiental será obrigatória a utilização de máscaras, e a capacidade de visitantes será reduzida em 50%.

Visitantes animados

Na véspera da reabertura, alguns visitantes do local já estavam animados. O ciclista Pedro Lucas, de 18 anos, que gosta de demonstrar habilidades sobre duas rodas, não escondeu a ansiedade. "Eu vinha sempre antes da pandemia. Tava com saudade de frequentar com a bike", comentou o jovem.

E condutor Erasmo Bezerra garantiu que vai visitar o Parque já no primeiro dia da reabertura. "Eu vim na véspera para confirmar se realmente iria reabrir. Mas venho nesta quarta. É uma bênção, porque tem esse espetáculo em área urbana. Parece que estamos num interior", disse. 

Protocolos

Dentre os protocolos adotados, estão medição de temperatura na entrada, contagem do número de visitantes por meio de um contador manual, dispensers de álcool em gel 70% nos pontos estratégicos e cartazes com orientações sobre a covid-19.

A prática de exercícios está liberada, desde que o visitante obedeça às normas de segurança e distanciamento mínimo. Dentre as atividades que ocorrem dentro do Parque, a locação de bicicletas estará liberada, com procedimentos de higienização contínuos.

Contudo, as atividades de ecoturismo, como trilhas, boia cross, tirolesa e rapel, nesse primeiro momento seguem suspensas. As atividades serão liberadas posteriormente, de forma gradativa, seguindo todos os cuidados necessários.

Os proprietários das lanchonetes e cafeterias, além dos protocolos específicos para as atividades de gastronomia, receberam instruções de higienização. Foi feita ainda a sinalização visual nos estabelecimentos, como o distanciamento obrigatório em filas e bancos. Também continuam suspensas, de forma temporária, as visitas monitoradas.

Fechamento

Em atendimento aos decretos estaduais e municipais durante a pandemia de covid-19, o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna foi fechado ao público no dia 21 de março deste ano.

A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 248, do Ideflor-Bio, de 24 de março de 2020, que suspendeu por tempo indeterminado a visitação em todas as 26 Unidades de Conservação Estaduais geridas pelo órgão, como medida de enfrentamento à pandemia.

Serviço:

Reabertura do Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna
Data: 19 de agosto de 2020 (quarta-feira)
Horário: das 6h às 17h
Funcionamento: Todos os dias (exceto às terças-feiras) (entrada franca)
Endereço: Avenida João Paulo II, s/n – bairro Curió-Utinga, Belém-PA

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM