SEX · 02 OUT 2026Assine

RECREAÇÃO

Colônias de férias levam diversão e renovam a energia da criançada antes da volta às aulas em Belém

Em Belém, as Usinas da Paz oferecem, até sábado (11), atividades esportivas e de lazer para crianças e jovens

Gabriel Pires

9 de janeiro de 2025 às 15:10

Atividades aquáticas é um dos momentos mais esperados

Atividades aquáticas é um dos momentos mais esperados ( Foto: Foto: Ivan Duarte / O Liberal )

Com diversão e atividades educativas, as colônias de férias são opções de recreação para crianças e adolescentes durante o período de descanso, preparando-os com energia renovada e entusiasmo para a volta às aulas. Em Belém, as Usinas da Paz oferecem, até sábado (11), atividades esportivas e de lazer para a criançada. Entre oficinas esportivas e culturais, a programação também promove a integração social nesta reta final do recesso escolar.

A titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Elieth Braga, destaca que a colônia de férias também favorece a inclusão social de crianças e jovens por meio do esporte. “É um momento de interação, recebendo esporte, lazer e cultura. E é um momento extremamente exitoso de política pública porque essa criança que poderia estar em casa sem fazer nada, está aqui. E a Usina da Paz é feita com muito carinho para todo esse público”, relata a secretária.

Titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Elieth Braga
Titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Elieth Braga (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

Esse período que antecede o retorno às aulas é ideal para atividades recreativas, pois proporciona o gasto de energia e prepara as crianças para retomar a rotina, como pontua o coordenador de esportes da Usina da Paz do Guamá, Jânio Marinho. “Beneficiamos crianças com diversas atividades. É muito importante no final das férias ter esse lazer. As crianças precisam extravasar essa energia. As férias são para isso”, comenta.

A programação inclui jogos cooperativos, oficinas de artesanato, atividades aquáticas e campeonatos esportivos. Além disso, há espaços voltados para a leitura e o estímulo às habilidades criativas. Na Usina da Paz do Guamá, um dos momentos mais aguardados pelos participantes é os competições na piscina. E até mesmo os jogos na quadra de esportes.

“As crianças já passaram um semestre todo ‘ralando’. Nota por nota. Tudo para poder passar de ano. E, agora, é dado a eles o lazer e todas essas atividades que podem fazer com que a mente deles possam espairecer e que se livre daquela pressão. Tanto dos pais quanto dos professores do colégio, da vida. É fundamental que conjuguem esse lazer e entretenimento para que no retorno das aulas voltem suavizados”, diz Jânio.

Colônia de férias
Foto: Ivan Duarte / O Liberal
Foto: Ivan Duarte / O Liberal

Bem-estar

As atividades esportivas desenvolvidas na colônia de férias vão além da socialização, promovendo também o bem-estar da saúde mental, como destaca Jânio. “O esporte ainda ajuda a saúde mental, pois favorece e muito. Quando se faz uma atividade muscular, ali é produzido tantos hormônios, incluindo a serotonina, que dá a sensação de prazer, paz e liberdade. E os estudantes precisam disso no retorno das aulas”, completa.

Coordenador de esportes da Usina da Paz do Guamá, Jânio Marinho
Coordenador de esportes da Usina da Paz do Guamá, Jânio Marinho (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

Além disso, a colônia de férias é uma oportunidade para estimular o raciocínio e até mesmo a criatividade por meio das programações oferecidas. Nessa fase da vida, momentos como esses são indispensáveis: “E para as crianças tudo isso é ainda mais importante, porque estão em fase de crescimento, de estruturação orgânica, mental e psicológica, principalmente. Isso porque, se formos ver, existe muita pressão em cima de uma criança”, relata o coordenador.

Já para o coordenador-geral da Usina da Paz do Guamá, todas essas oficinas recreativas ajudam a afastar as crianças da ociosidade, promovendo desenvolvimento durante as férias: “A importância é trazer essa meninada para tirá-los da ociosidade. É fantástico. Temos cursos de robótica, de impressão 3D, temos cinema, gastronomia e apresentações da Fundação Cultural. O objetivo é manter essas crianças com o instinto de aprendizado. Trazemos esse movimento para toda a comunidade que tanto precisa”.

Diversão

A dona de casa Maria Margarida Lobato, de 50 anos, moradora do bairro, aproveitou a oportunidade para levar as crianças de sua casa à Usina da Paz do Guamá. Para encerrar as férias com diversão, ela acompanhou o filho Davi, de 10 anos, e o sobrinho Arthur Gael, de 9. “Com isso, os tira um pouco de frente das telas, do celular e da televisão. Eles se divertem e conhecem outras crianças. E aqui extravasam a energia dentro da piscina e na quadra de esportes. É o terceiro ano deles participando”, comenta.

Dona de casa Maria Margarida Lobato junto do filho e do sobrinho
Dona de casa Maria Margarida Lobato junto do filho e do sobrinho (Foto: Ivan Duarte / O Liberal)

O autônomo Ananias Santos, 40, pai da pequena Josiane Santos, de 9 anos, também compartilha o sentimento de satisfação. Ele levou a filha para as aulas de natação na Usina da Paz. “É a primeira vez que ela [a filha] participa. Com isso, ela pode se desenvolver mais ativa [fisicamente]. É bom, ela aprende a nadar. Não é só focar nos estudos, precisa de um momento de lazer. Quando ela chega em casa, fica feliz. Dá para ver o sorriso no rosto”, conta ele, ao destacar a importância do serviço da Seac.

Atendimento

As Colônias de Férias das Usinas estão atendendo cerca de 1,5 mil crianças e adolescentes, com programações nas 9 unidades em funcionamento em Belém e Região Metropolitana (Belém, Ananindeua e Marituba) e na região sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás). A programação completa das atividades pode ser conferida no Instagram oficial @usinasdapaz ou diretamente em cada local. A programação é totalmente gratuita para os participantes já inscritos previamente.