Circuito “Pedal Setembro Verde” visa incentivar a doação de órgãos

A estimativa é de que mais de 100 ciclistas participem do ato em alusão ao mês da Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, “Setembro Verde”.

O Liberal

Com intuito de conscientizar sobre a doação de órgãos no Estado, a Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará em parceria com vários grupos de ciclistas de Belém promove nesta terça-feira (28) o “Pedal Setembro Verde”. O evento é realizado em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta segunda-feira (27). O mês de setembro é marcado pela Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, também denominada “Setembro Verde”.

No Pará, mais de 400 pessoas aguardam pelo transplante de rins e mais de mil esperam na fila para o transplante de córnea. Ao todo, no Brasil, mais de 40 mil pessoas estão na fila de espera por um transplante, segundo a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO). Só através da doação que estes pacientes terão de recuperar a saúde.

A doação de órgãos é um ato voluntário de solidariedade. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto. Uma única pessoa pode salvar várias vidas ao doar coração, fígado, rins, pulmão, córnea, ossos, entre outros órgãos. O procedimento é absolutamente seguro e só é realizado depois de constatada a morte encefálica, uma situação irreversível, por meio de análise de médicos e de exames clínicos. 

Porém, há também a possibilidade de doação de órgãos quando se está vivo, é o caso das doações de rim; medula óssea (se compatível, feita por meio de aspiração óssea ou coleta de sangue); fígado (apenas parte dele, em torno de 70%); pulmão (apenas parte dele, em situações excepcionais).

“A estimativa é de que mais de 100 ciclistas participem deste ato de divulgar e incentivar a doação de órgãos. Atuamos há 22     anos e atendemos mais de 4 mil associados, sabemos a luta diária daqueles que esperam um transplante de órgãos. Há pessoas que vêm do interior do Estado, passam horas viajando e depois mais quatro horas na hemodiálise. É um processo sofrido que só pode ser encerrado quando o transplante acontece", ressalta Belina Soares, presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará.

Belina ainda reforça que as pessoas que desejam doar os órgãos devem sempre conversar com seus familiares. Isso porque, pela legislação brasileira, não adianta deixar expresso em documento, ou mesmo registrado em cartório, o desejo de realizar a doação de órgãos, pois a palavra final caberá sempre aos parentes.

Percurso

Ciclor Bike Shop - Conselheiro Furtado - Tupinambás (Direita) - Arcipreste (Esquerda) - São Francisco (Direita) - João Diogo (Esquerda) - CEL. Fontoura (Direita) - Dom Pedro II (Esquerda) - Dom Pedro I (Direita) - Padre Champagnat (Esquerda) - Siqueira Mendes (Esquerda) - Dom Bosco (Esquerda) - Dr. Assis (Direita) - Carneiro da Rocha (Esquerda) - Rua do Arsenal (Direita) - Portal da Amazônia (Direita) - Toda a extensão e retorno - Rua do Arsenal (esquerda) - Rua de Óbidos (Direita) - Breves (Esquerda) - Tamandaré (Direita) - Angelo Custódio (Esquerda) - Tamandaré (Direita) - Gama Abreu - Nazaré - 9 de Janeiro (Esquerda) - Marquês de Herval (Direita) - Lomas Valentinas (Direita) - Rômulo Maiorana (Direita) - Antônio Baena (Direita) - Antônio Barreto - Generalíssimo (Esquerda) - Brás de Aguiar (Direita) - Serzedelo (Esquerda) - Conselheiro (Direita) - Encerramento na Ciclor Bike.

 

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM