Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belenense espera que cemitérios abram no domingo (9), Dia dos Pais

Realização de serviço de limpeza chamou atenção da população

Eduardo Rocha

Com a proximidade do Dia dos Pais, a transcorrer no próximo domingo (9), é grande a expectativa da população de que as visitas aos cemitérios públicos de Belém possam ser liberadas ainda no contexto da pandemia de covid-19. A gestão das necrópoles está a cargo da Prefeitura de Belém.

Ocorre que, para autorizarem o acesso do público aos chamados “campos santos”, os dirigentes da Prefeitura têm de considerar uma série de ações preventivas ao novo coronavírus, incluindo a administração do fluxo de visitantes e do funcionamento de atividades comerciais do lado de fora dos espaços, como vendedores ambulantes de flores, velas, o distanciamento social, o uso de máscaras e outros ornamentos. No Dia das Mães, transcorrido em 10 de maio, não houve visitação pública nesses espaços, por causa do lockdown contra a pandemia. 

O desafio para os gestores públicos e visitantes é evitar a aglomeração de pessoas dentro e fora dos cemitérios. O próprio tráfego de veículos, entre carros particulares e ônibus, nas vias de acesso e no entornos das necrópole requer um esquema específico por parte da Municipalidade.

Ainda nesta quarta-feira (5), dirigentes e técnicos da Prefeitura de Belém discutiram essa temática de forma detalhada, considerando, sobretudo, a prevenção à covid-19.

Serviços - Por meio de Nota, a Prefeitura de Belém informou que “A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) realiza serviços de capinação, roçagem, capinagem e coleta de entulho em preparação para o Dia dos Pais no cemitério Santa Izabel, São Jorge, Tapanã e Soledade. No total, 277 agentes de serviços urbanos atuam na manutenção dos espaços”.

A execução desses serviços não deixa de funcionar, para alguns cidadãos, como um indicativo de que os cemitérios poderão abrir suas portas à visitação pública no dia 9. O Dia dos Pais é uma das datas com grande afluência de pessoas aos cemitérios nas cidades. O Dia das Mães e o Dia de Finados são outros dois momentos do ano com registro de comparecimento em massa de cidadãos aos “campos santos”.

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM