Belém, Marituba e Santa Izabel anunciam vacinação para adolescentes; confira a agenda
Na capital, o calendário de vacinação para quem tem de 12 a 17 anos começa na quarta-feira (25), com foco em grupos prioritários

Os municípios paraenses se preparam para uma nova fase na campanha da vacinação contra a covid-19: a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. Na Região Metropolitana, Belém, Marituba e Santa Izabel estão entre os municípios que já anunciaram algum cronograma destinado para essa fase. E também seguem alguns calendários para outros grupos. Confira:
Belém
Nesta terça, cerca de 25 mil pessoas devem tomar a 2ª dose da vacina anticovid da Pfizer, em Belém. É a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que reservou este dia para imunizar dois grupos: nascidos em 1964 e 1965 que tomaram a 1ª dose até 30 de junho; e pessoas com a 2ª dose da Pfizer atrasada e que receberam a 1ª dose até 12 de junho.
Das 9h às 17h, em 26 pontos montados na cidade e nos distritos. Nesta semana, para descentralizar ainda mais o serviço, a prefeitura garantiu mais um local para aplicação da vacina: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), localizado na Avenida Almirante Barroso, n° 1.155, no bairro do Marco. Para ser vacinado, basta levar RG, CPF e carteira de vacinação de Belém.
Na quarta-feira (25), nos mesmos horários e locais, a capital disponibiliza a 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e com deficiência permanente. O anúncio foi feito ontem, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, por meio de transmissão, ao vivo, nas redes sociais.
Além dos documentos já pedidos para outros grupos, como RG, CPF e comprovante de residência, é necessário apresentar uma cópia do laudo, atestado ou receita médica que comprove a comorbidade ou deficiência permanente.
Pontos de vacinação em Belém
1. Boulevard Shopping - Estacionamento G6
2. Casa de Plácido - Ao lado do estacionamento da Basílica
3. Cassazum - Marco
4. Castanheira Shopping - 3° piso (Espaço Cultural)
5. Colégio do Carmo - Cidade Velha
6. Embarcação Aviso Auxiliar Breves - Praça Princesa Isabel, Condor
7. Escola de Enfermagem da Uepa - Guamá
8. Faculdade Cosmopolita - Marambaia
9. Fibra - Nazaré
10. Funbosque - Outeiro
11. Ginásio do CCBS-Uepa - Marco
12. Ginásio Mangueirinho
13. IFPA Belém - Marco
14. Icoaraci - Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso
15. Icoaraci - Igreja do Evangelho Quadrangular, Cruzeiro
16. Icoaraci - Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças
17. Igreja do Evangelho Quadrangular - Guamá
18. Mosqueiro - Escola Abel Martins
19. Mosqueiro - Escola Padre Eduardo
20. Shopping Bosque Grão-Pará - Acessos D e G
21. Shopping Pátio Belém - 3º Piso, loja 358
22. CCSE da Uepa - Rua do Una
23. Unama Parque Shopping
24. Unama Alcindo Cacela
25. Unifamaz - Reduto
26. Mirante do Rio - UFPA Campus Guamá
Marituba
Em Marituba, desta terça até sexta (27), tem 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Precisam ir acompanhados de algum responsável. Documentação necessária: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência de Marituba e laudo médico ou prescrição médica (receita).
Das 8h às 16h, em cinco pontos: USF União; USF Gilson Ruffino Gonçalves; USF Nossa Senhora da Paz; USF Haifa Gabriel; e USF Nova Marituba. E das 18h às 6h do dia seguinte, no Hospital Augusto Chaves.
Além desse público, a população com idade acima de 18 anos que ainda não recebeu a 1ª dose ou aqueles que já estão no prazo para a 2ª dose podem procurar, nesses mesmos horários, um desses seis pontos para a vacinação. As demais unidades de saúde funcionarão para a aplicação da 2ª dose, por meio de agendamento.
Santa Izabel
Santa Izabel do Pará começa a vacinar os adolescentes nesta terça. Será da seguinte forma: terça e quarta (24 e 25), a 1ª dose será para quem tem 17 anos; na quinta e na sexta-feira (26 e 27), para quem tem 16 anos. Além disso, durante esses quatro dias (24, 25, 26 e 27), tem repescagem de 1ª dose para pessoas de 18 anos ou mais. Das 14 às 17h, no Centro de Saúde (Cesp).
No cronograma dos adolescentes, o cidadão precisa ter pelo menos 16 anos completos até o dia 27 de agosto de 2021. Documentação necessária: RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência de Santa Izabel do Pará. Será obrigatória a presença de representantes legais para a vacinação de adolescentes.
Ananindeua segue com 2ª dose
Ananindeua aplicou a 1ª dose de anticovid em adolescentes de 17 anos no dia 9 de agosto. Foi o primeiro município da Grande Belém a vacinar pessoas abaixo dos 18 anos dentro da campanha contra o novo coronavírus. Por enquanto, não há nenhum agendamento para seguir com a vacinação de adolescentes no município.
Com relação à 2ª dose, Ananindeua retoma nesta terça o complemento da Astrazaneca, especificamente para pessoas de 25 a 30 anos com comorbidades que tenham agendamento para tomar a segunda dose nos dias 22, 23 e 24 de agosto.
Das 8h às 13h, em cinco pontos: Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2; Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial; UBS Jaderlândia; Igreja Universal - Águas Lindas; e Paróquia Cristo Rei - Guanabara.
Benevides
Também nesta terça, dultos de 40 a 49 anos de Benevides ganham uma nova chance de vacinação contra a covid-19. A repescagem da 1ª dose para esse grupo será das 8h às 13h, em três pontos: Ginásio Nagibão, UBS Benfica e Cras Murinin.
Além disso, tem a 2ª dose do imunizante Astrazeneca. Também das 8h às 13h, em três pontos: CMEI Berço da Liberdade, UBS Benfica e Cras Murinin. Também tem 2ª dose da Coronavac, mas apenas no CMEI Berço da Liberdade.
Santa Bárbara
Na segunda-feira (23), Santa Bárbara do Pará, que também integra a Região Metropolitana de Belém, disponibilizou a 2ª dose da Coronavac. Para esta terça, não foi divulgado, pelo menos oficialmente, nenhum calendário vacinal contra a covid-19.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA