Academia Evangélica de Letras do Pará celebrará Dia da Reforma Protestante em Belém
Evento ocorrerá no Theatro Margarida Schivasappa, nesta quinta-feira (30), a partir das 19h
A Academia Evangélica de Letras do Pará (Aelpa), que reúne 72 teólogos, escritores e líderes das principais instituições evangélicas do Estado, realizará um evento em alusão ao Dia da Reforma Protestante, no Teatro Margarida Schivasappa, nesta quinta-feira (30), a partir das 19h. O evento é visto pela entidade como um marco na história religiosa do estado.
Fundada em julho de 2023, a Aelpa é formada por 72 acadêmicos, reunindo os principais líderes das organizações religiosas evangélicas do Estado do Pará. O número de 72 acadêmicos faz referência aos 72 tradutores da Bíblia.
A Aelpa tem caráter cultural e constitui-se como entidade de cunho literário, linguístico, científico, artístico, teológico e filosófico, destinando-se, em essência, ao fomento da cultura bíblico-evangélica no âmbito da sociedade paraense. Atualmente, a entidade está sob a presidência do professor Jorge Paulino Duarte Araújo, doutor em crítica literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Entre os membros estão:
- Líderes religiosos: pastores Samuel Câmara, Phillipe Câmara, Océlio Nauar, Josué Bentgson, Josuberti Costa, Fernando Viana e Raildes Nascimento.
- Políticos: senador Zequinha Marinho, deputado federal Raimundo Santos, deputado estadual Martinho Carmona e vereador Ronisteu Araújo.
- Magistrados: presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) , desembargadora Sulamir Monassa, desembargador do TRT-8 Itamar Fernandes, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) Nazaré Saavedra e juiz do TRT-8 Ney Maranhão.
Programação
A programação do evento inclui a participação de uma orquestra e um coral. Os músicos serão da Assembleia de Deus e da Primeira Igreja Batista (PIB), promovendo a integração entre as denominações.
- Música: orquestra e coral formados por músicos e coristas da Assembleia de Deus e da Primeira Igreja Batista.
- Palestra: o acadêmico Anderson Tavares abordará 'os impactos da reforma na atualidade'.
- Premiação: serão entregues troféus para autoridades do Estado do Pará e líderes da Igreja Evangélica.
Ineditismo e expectativa
O presidente da Aelpa, Jorge Paulino Duarte Araújo, classifica o evento como histórico. "Pela primeira vez no estado do Pará, será realizado um dia em homenagem à Reforma Protestante. Acredito que isso está ocorrendo no tempo certo, porque era necessário haver uma estrutura e, hoje, essa estrutura é, justamente, a Aelpa", considera Araújo.
O evento atende a um anseio da comunidade evangélica e é visto com grande expectativa:
"A expectativa que nós temos para esse evento é, primeiramente, de felicidade, pois a Igreja Evangélica é fruto do resultado iniciado a partir da Reforma Protestante. Temos que comemorar, porque se existimos hoje, foi justamente em função dela. Acreditamos que será uma grande festa", celebra.
Integração
A programação foi elaborada para promover a união entre as igrejas e a reflexão teológica. "No campo musical, teremos a presença de músicos de parte da orquestra da Assembleia de Deus e parte da orquestra da Primeira Igreja Batista. Ou seja, os músicos e o coral serão compostos por integrantes de ambas as igrejas. Também teremos uma palestra com o nosso acadêmico Anderson Tavares, que falará sobre os impactos da reforma na atualidade. No final do programa, faremos uma entrega de troféu para algumas autoridades do Estado do Pará e também líderes da Igreja Evangélica", detalha.
Araújo conclui destacando o impacto do evento:
"Este evento é importante, primeiramente, pela questão da singularidade. Em segundo lugar, estará promovendo a integração das igrejas evangélicas através da Academia Evangélica de Letras, que eu entendo ser uma caixa de ressonância do pensamento evangélico. Além disso, ele vai trazer uma reflexão sobre a influência da Reforma nos nossos dias. O evento dará para a sociedade do estado do Pará uma visibilidade maior deste ato, o Dia da Reforma Protestante. A data oficial é 31, mas vamos celebrar no dia 30 em função da disponibilidade do teatro", conclui.
Serviço - Dia da Reforma Protestante
Quando: 30 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Teatro Margarida Schivasappa - Av. Gentil Bittencourt, 650 - Batista Campos
Organização: Academia Evangélica de Letras do Pará (Aelpa)
Sede da Aelpa: Av. José Bonifácio, 355 - São Brás
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA