Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

A pele descascou? Confira dicas de como regenerá-la mais rápido

Hidratação é a palavra-chave para amenizar os danos causados pelo excesso de sol

Cleide Magalhães

No verão a hidratação da pele é a palavra-chave para garantir o bronzeado antes, durante e depois da exposição solar. Para quem já pegou sol ou ainda vai tomar nas próximas semanas das férias, a médica Bárbara Martins, especialista em Medicina Estética, que trabalha com a saúde da pele, dá algumas dicas sobre como recuperar a pele mais rápido após o excesso de sol. 

"Hidratação é a palavra principal. Todas as nossas ações após a exposição ao sol têm que ter relação com a recuperação. Hidratantes corporais e faciais adequados para cada tipo de pele devem ser utilizados. Muita água deve também ser ingerida, para agilizar o metabolismo de reparo. E, é claro, manter o uso do filtro solar no dia a dia", afirma a médica. 

LEIA MAIS:

Projeto 'Corpo de verão': precisamos falar sobre isso

Saiba como economizar energia no período do verão

Donos de lava-jatos comemoram aumento de demanda no mês de julho

Ainda segundo a especialista, para recuperar a hidratação da pele existem diversos tratamentos envolvendo a aplicação de ácido hialurônico, o famoso Skinbooster, intradérmico, que é uma substância do organismo que preenche os espaços entre as células e atua na reestruturação da derme. "Este tratamento oferece ótimos resultados e auxilia na melhora das rugas finas também". 

Em casa, os cuidados com hidratação da pele devem ser de maneira consistente e feita a ingestão de água. "É importante também evitar banhos muito longos e muito quentes, que possam ressecar a pele, que já está fragilizada. Além de protetor solar para evitar que o sol da cidade continue danificando aquela pele já desprotegida", orienta Bárbara Martins.  

A pele tem função de proteger o corpo

Bárbara explica que a pele descascada é sinal de que a defesa do corpo foi comprometida pela exposição ao sol e a compara como se fosse um muro de proteção. "Nós imaginamos que a pele é apenas uma casca, mas ela é mais parecida com uma grande parede, que tem a função de proteger o nosso corpo, bem como uma muralha protege um castelo. Por isso, neste mês de julho, precisamos focar na pele blindada contra o sol", destaca. 

Para ela, a pele descascada exige algumas ações imediatas, como compressas geladas, banhos frios, ingestão de água de maneira regrada também são essenciais. Podem ser úteis ainda o uso de cremes com substâncias cicatrizantes, como a andiroba, manteiga de cacau e babosa. 
Por isso, frisa a médica, é importante cuidar da pele mesmo após a exposição solar. "A radiação emitida pelo sol ultrapassa essa barreira chegando até o nosso DNA, causando erros na produção dos 'tijolos' do nosso muro de proteção e erros também dos nossos 'soldados de defesa'. Isso aumenta o risco de doenças, como o câncer de pele, queimaduras, além de causar o envelhecimento estético da pele". 

A maior orientação é sempre proteger a pele com uso do filtro solar e reaplicá-lo a cada quatro horas ou se a pessoa mergulhar na água. "A pele descascada pode ser consequência do quadro de insolação, condição grave em que o corpo não consegue resfriar de maneira apropriada", explica. 

Além dos cuidados após o sol, outros devem ser tomados antes e durante a exposição. "É fundamental procurar manter a alimentação saudável, rica em betacaroteno, presente na cenoura, ou de fórmulas em que exista a associação deste com o licopeno. São dois antioxidantes potentes que protegem nosso DNA da radiação do sol. A hidratação da pele deve começar desde antes, para também garantir o máximo de integridade do nosso sistema de defesa, além de muita disposição para curtir o verão com um sorriso no rosto", conclui a especialista em Medicina Estética. 


 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM