Perdi o passaporte. E agora?

Rodrigo Vieira

Perdeu ou teve o passaporte furtado durante uma viagem ao exterior? Respire fundo, mantenha a calma e siga as orientações do Bagagem de Bolso:

1) Acione imediatamente a polícia local e faça um Boletim de Ocorrência.
2) Acesse o Portal Consular, do Itamaraty, preencha o formulário on-line de solicitação de passaporte e leve-o junto com o BO até o consulado ou embaixada brasileiros no país em que estiver para emitir um novo documento.

Importante:

- As representações consulares geralmente não abrem aos fins de semana e aos feriados.
- A taxa cobrada para obter um passaporte brasileiro no exterior é o dobro do valor para emiti-lo aqui.
- Todos os vistos que tiver no documento perdido ou extraviado passam a não ter mais validade.
- Portanto, você não poderá embarcar para outros países durante aquela viajem.
- O prazo para a emissão do novo passaporte costuma variar de sete a dez dias úteis.
- Se o voo de retorno ao Brasil for antes do término deste prazo, você pode tentar a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil, conhecida como ARB. Tem caráter emergencial, fica pronta em até três dias úteis e permite ao titular apenas uma viagem direta ao nosso país. Não vale para conexões.
- Em casos de emergência em que não seja possível acionar o consulado brasileiro, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB), do Ministério de Relações Exteriores: (61) 98197-2284 ou (61) 2030-6456 e dac@itamaraty.gov.br.

DICAS DO BAGAGEM:

- Para evitar situações de estresse como essa, não ande com o seu passaporte. Deixe-o guardado no cofre do lugar onde estiver hospedado ou dentro de uma mala trancada com cadeado.
- Tire uma foto do seu passaporte e demais documentos e mande para o seu e-mail pessoal. Caso precise mostrar autoridades, pode recorrer ao celular. Se não estiver em posse do aparelho na ocasião, terá a chance de ir a um ponto com acesso à internet via desktops e resgatar os dados dos documentos.

A Dica É
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO