É seguro viajar à Ásia neste momento?

Rodrigo Vieira e Érica Castro
Enfermeira mede temperatura em hospital em Yueyang, Província de Hunan, por causa do coronavírus. (REUTERS/Thomas Peter)

Se você planejou ou planeja viajar à Ásia nos próximos meses, certamente deve estar com muito receio de ir pra lá por causa do coronavírus. Há muita especulação e informações desencontradas...

O que sabemos, de fato, até agora é que o vírus já infectou mais de 4.500 pessoas, cerca de 106 pessoas morreram na China e que há casos confirmados lá e em mais 14 países: Alemanha, Austrália, Camboja, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Sri Lanka, Tailândia e Taiwan.  A doença não é “inédita”. Já se fez presente durante um surto, em 2002 e 2003.

Pessoas são observadas em monitor de temperatura em Bangcoc. (REUTERS/Soe Zeya Tun)

Algumas agências e companhias aéreas estão permitindo o cancelamento gratuito de hotéis e voos para a China. Porém, a política nem sempre é extensiva aos demais países.

Apesar do grande temor, cancelar sua viagem à Ásia por causa do coronavírus pode ser uma decisão precipitada. Do ponto de vista de saúde, o risco da doença para os turistas, inclusive os que visitaram a cidade chinesa de Wuhan, epicentro do vírus, é considerado baixo por profissionais da área. No entanto, os viajantes devem procurar atendimento médico se desenvolverem sintomas respiratórios dentro de 14 dias após a passagem pelo lugar.

Pedestres usam máscara de proteção em um bairro comercial de Tóquio. (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Sob o aspecto econômico, você não terá reembolso das despesas pagas, sobretudo a sua passagem aérea. A menos que a sua tarifa preveja essa opção ou a companhia disponibilize o cancelamento gratuito de forma voluntária

Em resumo: se você ainda não fechou a sua viagem, melhor aguardar. Se já planejou e está com tudo pronto, vá e siga as orientações das autoridades de saúde locais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem orientado os países a se prepararem. Porém, até agora, não deu alertas de restrições em viagens em virtude do vírus.

Passageiros usam máscara em aeroporto de Hong Kong. (Estadão Conteúdo)

Segundo o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira, 28, o Brasil havia contabilizado nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Ceará. Três deles em São Paulo. Porém, até o momento nenhum comprovado e confirmado.

Em comunicado, o Ministério recomenda que as viagens à China sejam realizadas apenas em casos de extrema necessidade. O Ministério também instruiu os representantes da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em portos e aeroportos a orientar os viajantes a tomar medidas de precauções em viagens ao exterior.

Caso você tenha viagem marcada à Ásia, é importante ficar de olho nas informações sérias e evitar manchetes sensacionalistas.

Sintomas do coronavírus: 
- febre;
- dificuldade de respirar;
- coriza;
- tosse;
- dor de garganta.

Como o vírus se transmite:
- ar;
- toque; 
- manuseio de objetos que tiveram contato com boca, nariz ou olhos.

A OMS recomenda:
- lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- evitar tocar nos olhos, nariz ou boca;
- manter-se afastado de pessoas doentes;
- evitar proximidade com animais selvagens e pessoas que apresentem sintomas de infecção respiratória aguda.

Dica esperta do Bagagem: é recomendável contratar um seguro viagem internacional antes de viajar. Assim, você conta com atendimento médico e hospitalar em casos de urgências, emergências ou doenças durante a viagem. Você também pode garantir consultas, internações, além de tratamentos, remédios e repatriação médica e funerária em situações mais extremas.

A Dica É
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO