Cinco apps úteis para viajar de carro

Érica Castro
(Canva)

Para quem deseja cair na estrada com a família ou amigos, planejar a viagem é fundamental. E há vários apps úteis para diferentes situações. Seja para alertar o motorista que estiver cansado, ajudar quem está com fome, informar como está trânsito ou, até mesmo, o preço da gasolina ou álcool. 

O Bagagem separou cinco apps que são uma mão na roda durante viagens rodoviárias.

• 1. Drive Awake

Umas das grandes preocupações de quem está viajando de carro é dormir ao volante. A monotonia do percurso e o cansaço podem fazer você dormir... O Café Amazon, uma rede de cafeterias na Tailândia, com a ajuda da agência BBDO Proximity Thailand, desenvolveu um aplicativo para despertar motoristas sonolentos. O app detecta quando o motorista está fechando os olhos, por causa do sono, e começa a tocar um alarme. Então, sugere que o condutor tome um café para ficar mais ligado, além de ajudar para se manter acordado e evitar acidentes. O aplicativo está disponível para Android e IOS.

• 2. WikiRota

Esse app é ótimo para quem vai dividir os custos da viagem com uma ou mais pessoas. O aplicativo dá um roteiro que auxilia o controle de gastos ao longo do trajeto como combustível e pedágios. Calcula a distância e o tempo percorrido para, no final, informar um valor na ida e na volta. Assim, você e sua turma podem viajar tranquilamente, com o valor sendo justo para todos. Disponível gratuitamente para Android e IOS.

Interface do WikiRota, que ajuda a organizar a divisão de custos da viagem. (Reprodução)

• 3. mTrip

Ideal para quem gosta de aproveitar o passeio parando nas cidades ao longo do trajeto. O aplicativo disponibiliza listas de sugestões e recomendações, que tem de bares e restaurantes a passeios turísticos. O intuito é deixar os viajantes informados sobre os lugares que irão visitar. Disponível para Android e IOS.

O mTrip é uma boa pedida para descobrir pontos turísticos e de interesse no seu trajeto. (Reprodução)

• 4. Álcool ou Gasolina, Chefia?

O app ajuda o usuário a calcular se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina. Para funcionar, basta inserir de um lado o preço da gasolina e do outro o álcool. Ao clicar em "calcular", você terá o resultado do valor. Totalmente gratuito para IOS e Android, o aplicativo usa o humor para mandar a mensagem de “Abasteça com álcool [ou gasolina], chefia” quando estiver tudo pronto.

O app permite saber qual combustível é mais vantajoso ao abastecer. (Divulgação)

• 5. Gloogle Maps e Waze

Os apps com GPS são fundamentais para quem vai cair na estrada. Saber o melhor caminho faz a diferença. O Gloogle Maps leva você pelas ruas em qualquer lugar, informa o trânsito e acidentes de trânsito no percurso. Além de ter a imagem de satélite da vista da rua, usando o Street View.

Já com o Waze, que é o mais famoso app de navegador de GPS, é possível encontrar pontos de interesse como postos de gasolina, restaurantes, museus e outros locais. Os apps ajudam ainda a “prever” o tempo de viagem de acordo com os engarrafamentos, saber as velocidades definidas nas vias de cidades e estradas e a situação do trânsito em tempo real. Ambos estão disponíveis para Android e IOS.

A Dica É
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO