Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Preservação da Justiça

Desafios no mercado de trabalho incluem assegurar a equidade de gênero

Preservar a justiça como um todo, tanto no cumprimento da lei como na garantia da democracia e na consolidação do Estado democrático de direito, é uma das principais funções do profissional advogado, que atua na manutenção de direitos e deveres sociais e no combate às injustiças.

Ana Carla Mindello atua há uma década como advogada e hoje faz parte do escritório Mindello Advogados Associados, com foco nas áreas trabalhista e previdenciarista. Para ela, que é integrante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (ATEP), o advogado é o profissional habilitado a esclarecer quais são os direitos cabíveis a cada caso, a identificar quando estão sendo violados e o único capaz de assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

Embora tenha certeza de que o advogado é imprescindível para uma sociedade justa, igualitária e um pouco mais tranquila, Ana ainda percebe uma série de desafios no âmbito da advocacia. Por exemplo, sua perspectiva enquanto mulher advogada é a de que as advogadas ocupem cada vez mais espaços em seu meio de atuação e que sejam cada vez mais valorizadas e respeitadas no exercício de suas funções. Ela acredita que este ainda seja um desafio no mercado de trabalho de hoje, mesmo com todos os avanços para assegurar a equidade de gênero.

Outro desafio, que, na opinião de Ana Carla Mindello precisa se concretizar, é a revogação da reforma trabalhista, com a consequente restituição de direitos suprimidos dos trabalhadores; e para a advocacia em geral, como o mercado conta com uma grande quantidade de profissionais, que aumenta a cada ano, a perspectiva é que eles estejam cada vez mais capacitados, que as instituições possam promover essa capacitação e assim formar uma classe de causídicos bem preparados para a defesa de seus clientes e dispostos a se adaptar às constantes mudanças sofridas pelo ordenamento jurídico.

Enquanto advogada trabalhista, a melhor forma de atender a sociedade a partir da experiência profissional na área de atuação é por meio de informação e conhecimento, para mantê-la equilibrada. “Ao longo da minha jornada como advogada, percebi que muitos conflitos apenas existem por falta de noção do cidadão, de seus direitos, dos limites deles e de suas obrigações. Em contrapartida, constatei também que a sociedade é composta por pessoas com realidades totalmente diversas e que é necessário se aprofundar em cada uma delas para então poder formar um juízo de valor sobre determinados assuntos. Portanto, posso afirmar que conhecimento gera poder e a falta dele gera ignorância, medo e é até corolário para a perpetuação das injustiças dentro da sociedade”, avalia a advogada.

Mindello Advogados Associados
Endereço: Passagem Frederico, 143, Umarizal, Belém
Telefone: (91) 3351-1850
Instagram: @anacarlamindello

Anuário do Direito
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!