Em defesa da sociedade

Formação educacional e vivência cotidiana são essenciais para os atuantes da área jurídica

fonte

A influência de fatores econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientais impacta no surgimento de muitos fenômenos jurídicos. Para lidar com essas questões, uma formação educacional sólida e conectada com os desafios da vida cotidiana é essencial para quem vai atuar no campo do Direito.

Essa proposta está no cerne do Centro Universitário Fibra, onde Vicente Noronha Filho ocupa o cargo de vice-reitor, além de ser o responsável pela coordenação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da instituição. Vicente explica que é no NPJ que os estudantes vivenciam os ritos jurídicos, preparando a redação de peças processuais, participando
de sessões e audiências, reuniões de arbitragem e conciliação, entre outras.

Ou seja, trata-se de um laboratório essencial para a formação das novas gerações de operadores do Direito, promovendo a aproximação do conteúdo teórico da prática profissional da advocacia, bem como é um espaço em que os alunos reforçam seu entendimento sobre a importância desses profissionais para a coletividade. “O advogado exerce papel fundamental para a promoção de direitos existenciais individuais e sociais juridicamente previstos”, destaca o professor.

Ele atua na docência desde 2012, logo após concluir o curso de especialização em Criminologia. Em seguida, ingressou no mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Pará, onde defendeu a dissertação intitulada “Transformação institucional do Ministério Público: da defesa do Estado à defesa da sociedade”. Na pesquisa, investigou os fatores históricos e sociopolíticos que levaram à evolução do Ministério Público Federal no sentido de se tornar um órgão com poderes e legitimidade para combater o patrimonialismo e a improbidade administrativa no Brasil.

A formação acadêmica soma-se aos 12 anos de trajetória na advocacia cível e criminal, um acúmulo de conhecimentos e experiências em casos de diversas naturezas que fazem o professor ter a visão de que o Direito e a Justiça possuem alternativas para solucionar os diferentes conflitos existentes na sociedade. “A melhor forma de atender aos anseios da sociedade é incentivar a formação de uma cultura de não litigiosidade e pacifismo, o que de modo algum significa conformismo com as injustiças, mas sim a busca pelo resgate da virtude de comportamentos de autocomposição para a solução de divergências”, defende.

Inclusive, para o professor, a redução dos processos litigiosos é apenas uma das tendências que devem permear a prática do Direito nos próximos anos, visto que transformações sociais profundas impulsionam o desenvolvimento da advocacia, que se mantém como uma área relevante no passado, presente e futuro. “A advocacia 5.0, permeada pela utilização de tecnologias de ponta na área da inteligência artificial a serviço da prestação jurídica, juntamente com uma advocacia centrada em estratégias de minimização do surgimento de conflitos será o marco do atual estado de coisas visando a promoção dos anseios de nossa sociedade complexa, plural e multifacetada”, analisa Vicente Noronha Filho.

Vicente Noronha Filho
Curso de Direito do Centro Universitário Fibra
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, nº 1144, Nazaré, Belém

Telefones: (91) 3226-3110/ 3226-5040

Site: fibrapara.edu.br/site/ graduacao/direito

Instagram:@vicente_noronhafilho

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!