Educação para os desafios do futuro

fonte

O Centro Universitário Fibra, em Belém, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará, da Amazônia e do Brasil, por meio da formação de cidadãos críticos, empreendedores, inovadores, criativos, tecnicamente competentes nas suas áreas de atuação, capazes de promover a diminuição das desigualdades sociais e de reafirmar os valores sociais que conduzem ao progresso, à paz e à justiça social. Investimentos em inteligência artificial (IA) fazem parte desse esforço. O reitor Vicente de Paulo Tavares Noronha Filho explica os detalhes desse trabalho.

Como a introdução da inteligência artificial (IA) e tecnologias tem sido trabalhada pela Fibra no contexto do ensino superior?

No Centro Universitário Fibra implementamos ações exitosas. E a inteligência artificial é uma ferramenta fundamental na investigação científica, para analisarmos dados e realizarmos simulações. Com a utilização de diversos recursos digitais, com o objetivo de aprimorar a aquisição do conhecimento individual dos acadêmicos. Além de aperfeiçoar tarefas da gestão institucional, respeitando as políticas estabelecidas.

Quais são os desafios do ensino superior no contexto da tecnologia avançada?

O desafio é estabelecer um plano educacional inovador, com recursos de aprendizagem que sejam capazes de fornecer atualização constante para os alunos.

Como a Fibra dialoga e aborda a temática de inteligência artificial e tecnologias entre os estudantes?

O Centro Universitário Fibra promove palestras e cursos para grupos de alunos com estratégias de aprimorar seus conhecimentos, por meio de oficinas, com a utilização da inteligência artificial, sem esquecer os princípios éticos.

Como a Fibra trabalha para formar profissionais que possam atuar no mercado de trabalho com competências suficientes para dar conta das demandas dessa era altamente tecnológica?

Trabalhamos o ensino com aprendizado interdisciplinar, promovendo aos acadêmicos experiências práticas, capazes de deixá-los preparados para o mundo tecnológico.

Especificamente com relação ao curso de Direito, como a Fibra se posiciona no mercado para garantir a formação de bacharéis que possam lidar da melhor forma possível com a tecnologia?

Temos uma matriz curricular com disciplinas sobre tecnologias, trabalhando as práticas e a análise de contratos, por meio de laboratórios jurídicos, para o desenvolvimento das habilidades que permitam aos acadêmicos lidar com segurança no enfrentamento dos desafios legais decorrentes da era tecnológica.

Quais os desafios para se formar novos profissionais no atual mercado? E como a Fibra tem enfrentado esses desafios?

Modernizamos nossos currículos permanentemente com o objetivo de garantir aos estudantes uma formação adequada com foco no aprendizado, integrando a teoria e a prática desde o início da graduação, para formarmos cidadãos inovadores, criativos e competentes em sua área de atuação.

Qual o olhar para o futuro que a Fibra tem diante da formação de novos profissionais?

Estamos preparando os estudantes para as mudanças de um novo tempo, cujo desafio é desenvolver habilidades, dando autonomia para que os alunos desenvolvam ferramentas capazes de realizar tarefas com uma mentalidade nova.

“Estamos preparando os estudantes para as mudanças de um novo tempo”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!