CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Combater as injustiças

Advogado é componente fundamental na solução e mediação de conflitos

fonte

As dinâmicas da vida em sociedade e a intensificação das relações entre diferentes grupos sociais é responsável pela emergência da Justiça e pelo fortalecimento do campo do Direito. Para o advogado José Messias Gomes de Melo, a ampliação dos saberes especializados desta ciência e o amplo rol de profissionais atuantes em cada segmento, como os magistrados, os promotores e os advogados, está intimamente ligado a estes fenômenos.

“O advogado se apresenta como componente fundamental na solução e mediação de conflitos, como elemento catalisador para negociar entre as partes visando a solução do problema estabelecido entre os litigantes”, explica Gomes, que tem seis anos de experiência na área, atuando especialmente nas especialidades do Direito Administrativo e Previdenciário. Além disso, ele possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará e é coordendor do curso de Direito do Centro Universitário Fibra.

Na instituição, os valores éticos da classe estão associados às demandas particulares do Direito na região amazônica. Esses são alguns dos pilares da graduação, que almeja a formação de bacharéis em que o preparo profissional e a consciência social se sobressaem, pois “além de atuar como defensor do direito de cada um, o advogado também exerce seu papel social, seja combatendo as injustiças, seja velando pela paz social, pela democracia e pela diminuição das desigualdades”, defende o professor. O resultado disso é reconhecido pelo Ministério da Educação, que classifica o curso de Direito da Fibra com a nota máxima desde 2013.

Diante de um cenário em que novos profissionais são lançados no mercado a cada ano, o professor Gomes de Melo avalia que fica cada vez mais evidente o grau elevado de exigência para que os advogados conquistem seu espaço. Nesse sentido, o docente ressalta a importância de os profissionais ampliarem sua capacitação técnica, bem como incorporarem os aportes tecnológicos em sua rotina de trabalho para, assim, estarem antenados à chamada advocacia 4.0. “Entendo que as relações jurídicas ficarão cada vez mais tecnológicas, incluindo a prestação de serviços advocatícios, é a tendência”, pontua.

Gomes considera que também é necessário que os advogados tenham capacidade de se diferenciar trazendo contribuições para a solução de problemas das relações interpessoais e comerciais. “Muitas vezes, por desconhecimento do Direito, as pessoas são ludibriadas, passadas para trás ou
simplesmente ficam inertes. Foi pensando nisso que venho publicando o Vade Mecum do Militar do Estado do Pará, já na 4ª edição, voltado para Policiais e Bombeiros Militares do nosso Estado, para que os membros da PM e BM pudessem buscar seus direitos junto aos seus chefes e comandantes”, diz o professor citando um trabalho direcionado a um segmento social específico, mas que exemplifica a relevância do Direito para o bem coletivo.

José Messias Gomes de Melo
Curso de Direito do Centro Universitário Fibra
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, nº 1144, Nazaré, Belém
Telefones:
(91) 3226-3110
3226-5040
Site: fibrapara.edu.br/site/graduacao/direito
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!