CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Afonso Arinos: Vigilância para superar desafios

fonte

A relação entre a advocacia e as tecnologias atuais trouxe à tona discussões sobre a segurança virtual, proteção de dados e a veracidade de informações que são compartilhadas ou criadas por inteligência artificial (IA). Com base em mais de 31 anos de experiência, o advogado Afonso Arinos, que atua no Centro Universitário Fibra, aponta que diante de tanta inovação será preciso, também, superar desafios éticos e jurídicos.

“O obstáculo está relacionado à possibilidade do uso de conteúdo produzido pela inteligência artificial como prova processual falsa para beneficiar o cliente. Atualmente, qualquer pessoa pode criar imagens, vídeos e documentos que simplesmente não existem, gerando uma realidade paralela e ficcional. Recentemente, foi noticiada a punição de um advogado por ter usado um precedente jurisprudencial inexistente criado pela IA”, conta.

Especialista em Direito Tributário e Empresarial, Afonso Arinos acredita que se a necessidade por serviços que envolvem a área tecnológica aumenta, principalmente no âmbito jurídico, é importante que o profissional tenha as ferramentas modernas como aliadas.

“Sou um adepto do uso de tecnologias há bastante tempo. Para mim, as mudanças sempre foram vistas como facilitadoras em minha rotina profissional. Acompanho esses avanços com naturalidade. Regularmente pesquiso e faço o teste de novas soluções e equipamentos para melhorar minha produtividade e aumentar a qualidade do meu serviço. Já faz parte do meu cotidiano o uso de cloud computing, virtualização de dados, trabalho remoto e soluções de legal intelligence”, declara.

O advogado pontua vários benefícios referentes ao uso da inteligência artificial. “O ganho de tempo e produtividade, principalmente com pesquisa de informações mais assertivas e acuradas; facilidade na execução de tarefas repetitivas, como o preenchimento automático de formulários; e a otimização do tempo dos profissionais, para exercer as questões mais estratégicas e complexas que a inteligência artificial não será capaz de executar”, exemplifica.

Afonso Arinos ainda destaca que novas funções irão surgir e os profissionais terão um leque de possibilidades com a modernização. “Todas as áreas do Direito serão consideravelmente impactadas gerando grandes oportunidades, já que todas as relações sociais serão afetadas pelos efeitos da revolução tecnológica. Porém, as áreas trabalhista e cível produzirão maior quantidade de demandas profissionais”, reforça.

 

Afonso Arinos

Curso de Direito do Centro Universitário Fibra

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, nº 1144, Nazaré, Belém

Telefones: (91) 3226-3110 e (91) 3226-5040

Site: fibrapara.edu.br/site/graduacao/direito

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/afonso-arinos-adv/

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!