A missão de formar advogados de sucesso

Profissional de direito deve estar antenado com o que acontece na sociedade, na legislação e no mundo

fonte

O profissional do direito, além de ser a pessoa que defende seus clientes e soluciona conflitos, tem um papel muito maior na sociedade: combater injustiças e diminuir desigualdades. Para ingressar neste mercado de trabalho, que é concorrido e tem diversas áreas de atuação, é preciso se preparar.

O coordenador do curso de direito da Fibra, José Messias Gomes de Melo, fala sobre a expectativa para os novos profissionais formados pela universidade, além das tendências de mercado e o que a instituição tem feito para formar egressos bem capacitados. Confira a entrevista completa:

Qual é a importância do advogado para a sociedade na sua avaliação?

A partir do surgimento dos grupos sociais e dos problemas decorrentes, também se fez necessária a instituição de alguém para julgar os conflitos (o juiz), de alguém para acusar (atualmente o promotor de justiça) e, por fim, de alguém para defender (o advogado). Este último se apresenta como componente fundamental na solução e mediação de conflitos, como elemento catalisador para negociar entre as partes visando à solução do problema estabelecido entre os litigantes. Ao colar grau, o bacharel em direito, futuro profissional da área jurídica, jura “servir a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final”. Sua atuação no modelo jurídico brasileiro atual é tão importante que teve destaque na Constituição Federal de 1988, em seu art. 133: “O advogado é indispensável à administração da justiça [...]”. Portanto, além de atuar como defensor do direito de cada um, também exerce seu papel social, seja combatendo as injustiças, seja velando pela paz social, pela democracia e pela diminuição das desigualdades.

Como a Fibra se preocupa com a formação do perfil profissional do operador do direito?

A Fibra possui vários diferenciais na formação acadêmica do futuro profissional do direito, que chamamos de perfil do egresso. A coordenação do curso, após amplo estudo e debate com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado, definiu uma matriz moderna e dinâmica, que atendesse aos anseios da comunidade acadêmica da Fibra, o que culminou na vigência da matriz 2022, disponível em nosso site. Tudo isso em razão da nossa preocupação em melhor preparar o futuro profissional para o mercado, com competências e habilidades suficientes para que possa enfrentar e solucionar os conflitos que ocorrem hodiernamente, prezando pela ética, com visão crítica e humanística, para que desenvolva a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos. Buscamos uma formação que prepare o futuro profissional para atuar em todas as instâncias judiciais, extrajudiciais ou administrativas, com capacidade para trabalhar em equipe, com outros profissionais do direito ou de forma interdisciplinar, de tal sorte que nossos egressos tenham perfil generalista e humanista, assumindo uma postura crítica e consciente, que sejam capazes de colocar em prática todos os conhecimentos teóricos e práticos para atender às demandas sociais, compreendendo os impactos nos âmbitos local, regional, nacional e internacional e sejam capazes de contribuir para a promoção e construção de uma sociedade justa, solidária e pacífica, conectada aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável.

Quais são os desafios enfrentados pelas faculdades na formação de profissionais competentes e diferenciados para o mercado de trabalho?

Creio que um dos maiores desafios se refere ao processo ensino e aprendizagem. A preparação do aluno para que interprete uma sentença, a aplicação adequada da jurisprudência em um caso concreto, a confecção de peças jurídicas, são alguns exemplos de desafios enfrentados na formação acadêmica, especialmente nos períodos iniciais do curso, pois, em geral, os alunos apresentam certo tempo para se familiarizar com tais habilidades, as quais são necessárias ao futuro profissional – capacidade de interpretação, escrita e domínio oral, tão necessários ao profissional do direito.

Os desafios são constantes para que possamos entregar os melhores profissionais à sociedade paraense - José Messias Gomes de Melo

Qual a importância da docência e os desafios enfrentados como coordenador do curso de direito?

Nas palavras de Paulo Freire, abraçar e viver do magistério é ter amor à profissão e ser um semeador da transformação, desenvolver o senso crítico e incentivar a reflexão. Todavia, o exercício da docência, irrefutável trabalho de facilitador na construção do conhecimento, apesar de extremamente necessário, é árduo e dificílimo. Na coordenação do curso de direito da Fibra os desafios são constantes para que possamos entregar os melhores  profissionais à sociedade paraense. Proporcionamos o que há de melhor aos nossos discentes, com um corpo docente de excelência, que alinham sua experiência profissional com a disciplina ministrada, com conteúdos e práticas de ponta e sempre atualizados, além da infraestrutura impecável que a Fibra
disponibiliza aos seus alunos.

Quais são hoje as tendências para o profissional do direito no mercado de trabalho e como melhor se preparar profissionalmente?

Por um longo período, desde a criação dos primeiros cursos de direito no século XIX em São Paulo e Olinda, via-se o papel do advogado, tradicionalmente, como o defensor do réu no tribunal do júri. Contudo, de uns anos para cá, com a transformação social e consequentes alterações de ordem jurídica, começaram a surgir novos focos profissionais, como o compliance, o responsável na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e tantas outras áreas do saber jurídico. Ou seja, diante de tantas inovações tecnológicas – controle de dados pessoais, metaverso, reconhecimento facial em via pública –, arrisco dizer que os profissionais que acompanharem a evolução digital e se aperfeiçoarem na solução dos fatos jurídicos decorrentes dos conflitos surgidos em razão do futuro de hoje terão maior visibilidade e espaço no direito, o que exige estar antenado com tudo que acontece na sociedade, na legislação e no mundo, e se preparar para isso. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!