CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

10 dicas para advogados iniciantes

Confira as melhores dicas para se destacar na área jurídica

O início de carreira na advocacia é cheio de questionamentos. Muitas vezes, cinco anos de graduação não são suficientes para experiências que garantam uma carreira bem sucedida. De acordo com a Comissão da Jovem Advocacia do Pará (Cojad-PA), Tatiane Moraes, presidente da Cojad- PA, e Felipe Pombo, vice-presidente da Cojad-PA, os questionamentos são ainda maiores quando não se tem uma rede familiar com tradição na advocacia.

image Tatiane Moraes, presidente da Cojad- PA (Arquivo pessoal)

Diante disso, eis uma lista com as 10 dicas para quem está iniciando nessa área:

1- Faça autoanálise

Faça uma reflexão sobre o atual contexto. Talvez você possua condições de iniciar como um profissional autônomo, atuando em escritório próprio ou utilizando escritórios compartilhados, arcando com o ônus e bônus das responsabilidades que uma carreira empreendedora demanda. Pode ser um momento para ganhar experiência com a segurança de um salário fixo, atuando em escritórios de larga escala como advogado contratado/associado e aproveitando para ganhar segurança e habilidade para atuar como autônomo.

2- Torne-se especialista

Pode parecer tentador atuar como um advogado generalista, o famoso “advogado pega tudo”, mas, a médio e longo prazo, essa não é a melhor estratégia. Os clientes qualificados e que lhe trarão bons resultados e indicações sempre buscam um advogado que seja especialista em buscar soluções jurídicas na área demandada. A advocacia é baseada em uma construção contínua de autoridade e ser referência em uma área específica é fundamental para ser bem sucedido na carreira. Não significa que você rejeitará clientes com demandas em outra área, pois os mesmos clientes que lhe buscam pelo seu nicho de atuação, possuem.

3- Garanta networking

Tão importante quanto fazer uma boa peça processual com grandes fundamentos jurisprudenciais, é estabelecer uma boa rede de contatos. O networking vai além de apenas conhecer muitas pessoas. Pode estabelecer relações de confiança que gerarão frutos no futuro. Esteja presente em todos os tipos de eventos e ações que puder, desde congressos de áreas do mercado até  reunião de condomínio com os vizinhos. Também estabeleça relações na academia, igreja, no futebol de final de semana, reuniões de associações.

image Felipe Pombo, vice-presidente da Cojad-PA (Arquivo pessoal)

4- Construção de autoridade pelas redes sociais

A presença nas redes sociais se tornou algo imprescindível na profissão. Um avanço foi a regulamentação da publicidade na advocacia, por meio do Provimento nº 205/2021 (leitura imprescindível), que permite a publicidade ativa por meio do impulsionamento de publicações, divulgação de registros da atuação profissional e realização do denominado marketing de conteúdo. Vale a leitura do provimento e a busca por conteúdos de marketing jurídico digital, como os oferecidos pela Comissão da Jovem Advocacia da OAB/PA e profissionais especialistas que podem ser encontrados pelas redes sociais, como o Pedro Coutinho (@pedrocoutinho.adv) .

5- Participe de comissões temáticas da OAB

É por meio da OAB que você conhecerá outros profissionais com mais experiência que gerarão bons debates com outros colegas. A participação na comissão da sua área de atuação lhe trará mais autoridade no seu nicho e a presença em eventos e cursos o tornará um profissional ainda melhor.

6- Continue se atualizando e qualificando

O sistema jurídico pode passar por alterações legislativas, mudanças de entendimento jurisprudencial, criação de novos conceitos e princípios, entre outros, que exigem que o profissional da advocacia esteja atualizado. Tenha hábito de acompanhar sites jurídicos que trazem novidades. Invista em cursos práticos e de pós-graduação. Os clientes costumam pesquisar antes de procurar um advogado. Incerteza e defasagem no conhecimento podem causar perda de contrato.

“A presença nas redes sociais se tornou algo imprescindível na profissão. Um avanço foi a regulamentação da publicidade na advocacia”.

7- Firme parcerias com outros advogados

O que fazer quando surgir um cliente de outra área do Direito? Dispensar e perder dinheiro? Não! Faça parceria com um colega da respectiva área. A parceria nada mais é do que dividir uma causa, na qual o valor dos honorários será distribuído conforme o entendimento dos envolvidos. Logo, ninguém perde.

8- Estude sobre empreendedorismo

Ser qualificado na técnica, mas não ser qualificado na gestão do seu escritório, no controle financeiro, na estratégia do marketing e na produtividade é colocar em risco o sucesso do negócio jurídico. Empreender é sair da zona de conforto, é assumir os riscos, é ter objetivos bem delimitados de maneira estratégica e inteligente. É enxergar a advocacia também como um negócio. Sentar e esperar que os clientes procurem o escritório sem nenhum planejamento, é coisa do passado.

9- Priorize o relacionamento com o cliente

A prospecção de clientes na advocacia é fundamental. A mais importante é quando o advogado fideliza o cliente, pois, por meio da indicação dele, outros surgem. Demonstre seriedade, compromisso e técnica sobre a matéria. O atendimento deve ser diferenciado e humanizado. O atendimento deve ser feito com preparação, seja no virtual ou presencial. O espaço deve ser organizado e confortável. O profissional deve estar presente e acessível aos seus contratantes. 

10- Conheça suas prerrogativas

Conheça e pratique as prerrogativas, que são os seus direitos e garantias profissionais para o devido exercício da área. Conheça a Lei nº 8.906/94, que dispõe sobre os direitos enquanto profissionais. A OAB/PA dispõe de plantão 24h de prerrogativas, que atende ocorrências de violação contra o exercício da advocacia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Anuário do Direito
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!