Vazão e interação: as redes sociais aproximam o leitor do jornal - e vice-versa

Mais do que plataformas de distribuição de conteúdo, ferramentas fazem o leitor de O LIBERAL uma peça ativa na cobertura jornalística

Andreia Espírito Santo / O Liberal
fonte

As redes sociais são ferramentas importantes para a divulgação do conteúdo e também para aproximar o leitor do jornal O Liberal e do portal OLiberal.com. Na empresa, são sete pessoas responsáveis por esse trabalho, sendo um coordenador, duas produtoras de conteúdo, três que cuidam da distribuição do que é produzido pelas equipes do jornalismo e uma estagiária.

“É uma plataforma que nos aproxima da nossa audiência. É uma forma da gente impulsionar e usar como vitrine, saindo do impresso e alcançando outras pessoas. O interesse é mais amplo e tem a penetração muito mais assertiva ao conteúdo distribuído”, comenta o coordenador de rede social de O Liberal, Paulo Bento Jr.

Ele explica que a distribuição de conteúdo é dividida entre as várias redes das quais O Liberal está presente. São elas: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, TikTok, além do disparo de mensagens pelo WhatsApp e Telegram com as informações do dia.

“Onde tiver preferência por acompanhar, vai nos encontrar e ficar bem informado.  A gente não posta tudo em todas as plataformas. Nós temos cuidado de segmentar o conteúdo dependendo da plataforma. O que vai para o Facebook não necessariamente vai para o Instagram e vice-versa. Assim como também a questão do formato. A gente se preocupa em priorizar os vídeos porque é muito mais fácil de conseguir ser absorvido. E a  gente acredita muito na importância de ter retorno da audiência. Consegue, daí, extrair muitas informações e pensamos muito em multiplataformas. Em vários canais. E a pessoa pode optar por onde quer acompanhar a gente”, complementa.

A produtora de conteúdo Gisa Smith sabe que muito do que chega pelas redes sociais também se deve pela credibilidade e confiança que o leitor tem em O Liberal.

“A rede social aproxima o leitor que antes tinha uma barreira. E hoje é mais fácil reportar algo que está acontecendo na rua, algo em tempo real, e eles têm confiança por causa da nossa credibilidade e que vamos atendê-los. A rede social é um caminho muito importante para o jornal e portal porque sabem quem é nosso público. E também tem feedback dos nossos leitores e tudo agrega no dia a dia e faz sucesso no jornal e no portal", comenta.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Aniversário
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!