CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Série celebra a culinária paraense com chef Paulo Martins

“Gastronomia paraense – Memórias de Paulo Martins” resgata produção audiovisual de 2005 e ensina em vídeos curtos receitas clássicas

Edir Gaya
fonte

Em dezembro, O LIBERAL irá lançar a reedição digitalizada e em capítulos da coleção “Sabores do Brasil”, projeto idealizado em 2005 pela cineasta Camila Kzan e o chef Paulo Martins. Conhecido internacionalmente por seu intenso trabalho de divulgação da culinária do Pará, Paulo Martins faleceu em 2010, deixando um imenso legado à cultura paraense, a qual considerava a “mais brasileira de todas”. 

À época, foram lançados dois livros, acompanhados de dvds, divididos em “Culinária Paraense” e “Culinária Marajoara”. Agora reeditada, a série “Gastronomia Paraense – Memórias de Paulo Martins” estreia no dia 11 de dezembro, no jornal O LIBERAL, nas redes sociais e em O Liberal.com. As publicações de cada episódio, sempre com uma receita diferente, será semanal. Cada vídeo possui, em média, três a cinco minutos.

.Veja receitas especiais aqui

Além do vídeo, onde o próprio Paulo Martins prepara as receitas juntamente com seu amigo e chef-convidado, Paulo Silva, o site irá descrever o passo a passo e ingredientes de cada preparo. Na versão impressa, será publicado texto com as receitas, QR Code para o vídeo e fotos still de Renato Chalu, que também atuou no projeto à época. Os vídeos também serão publicados em todas as redes sociais de @oliberal. Neste material audiovisual, enquanto prepara cada receita, Paulo conta “causos” e faz breves comentários sobre ingredientes regionais e suas criações. 

A reedição digitalizada do material é uma homenagem a Paulo Martins, precursor da culinária paraense e permite ao público que conheça receitas típicas feitas por ele e também suas criações arrojadas. Entre as receitas, estão, por exemplo, Tamuatá no Tucupi, Pacu Assado, Filé Marajoara, Frito do Vaqueiro, Cartola Marajoara, Muçuã de Botequim, o Arroz com Jambu, Pupunha com Roquefort e o Haddock Paraense.

Para Camila Kzan, a reedição do material garante a preservação da memória e da importância de Paulo Martins para a gastronomia paraense e brasileira, ¨Paulo e eu realizamos esse projeto ainda numa época em que não estávamos tão digitalizados nem existiam tantos programas relacionados à comida. A ideia foi dele e isso mostra como ele era realmente uma pessoa à frente do seu tempo. É um presente aos paraenses poder resgatar e dar acesso ao conteúdo criado pelo Paulo. A cada video, conseguimos sentir o carinho e amor que ele tinha pelos nossos ingredientes, pela nossa cultura.  Acho que esse projeto é de extrema importância porque não podemos esquecer que foi o Paulo quem levou nossa culinária para fora, retirando o estigma de exotismo e ajudando com que nós nos reconhecêssemos como autênticos¨.

EMOÇÃO

Herdeiras do legado, as irmãs Joanna e Daniela Martins, também ficaram emocionadas e poderão ver novamente o pai atuando, ensinando novas gerações a preparar as receitas da culinária que ele tanto ajudou a deixar famosas mundo fora. Para a gente, esse projeto que resgata esses vídeos e coloca nas redes sociais é extremamente importante e ficamos felizes. A história muitas vezes se perde no tempo. Apesar da importância que o Paulo teve para a gastronomia teve, lembra mais quem viveu essa época da década de 1990 e anos 2000. Os mais jovens não conhecem tanto. Então colocar isso nesse meio é algo fundamental, para mostrar a referência que ele foi e é. Além que será mais uma forma de continuar fazendo, através dos vídeos, o que ele sempre buscou fazer, que é divulgar para mais e mais pessoas a riqueza da nossa culinária", destaca Joanna Martins.

Também participante da produção e amigo pessoal de longa data, Paulo Silva destaca o quanto a reedição da produção pode fazer com que novas gerações entendam a importância do trabalho e do legado de Paulo Martins. “O Paulo foi um incansável para levar a nossa gastronomia ao mundo. É com muito orgulho e emoção que vamos reviver essa produção, agora nas redes sociais e no mundo digital. Vejo como uma justíssima homenagem. Ainda mais com essa preocupação de levar esse legado aos novos chefs, cozinheiros, amantes da culinária paraense e que vão beber dessa fonte de conhecimento, aprendendo com Paulo Martins, que foi um apaixonado por nossa terra, por nossa Belém, pelo nosso Pará".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Aniversário
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!