Tec Amazônia: atores do bioma amazônico usam aplicativo para obter soluções para as comunidades

O Liberal
fonte

A informação é um dos principais aliados para dar soluções de sustentabilidade aos recursos naturais da Amazônia. Apoiada nessa ideia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou a plataforma digital e o aplicativo “Tec Amazônia”, no último mês de setembro, como forma de suporte de informação a todos os atores que agem na produção ou com diferentes tipos de manejo na Amazônia Legal.

O que motivou a criação da plataforma digital foram demandas lançadas durante oficinas realizadas em territórios do bioma Amazônico, nos anos de 2017 e 2018. E entre elas a dificuldade do acesso a informações tecnológicas. A partir disso foi feita uma investigação para saber quais eram estas questões limitantes e críticas para esse acesso.

As oficinas ocorreram em todos os estados que englobam o bioma Amazônico e envolveram vários atores como extensionista rural, técnicos agrícolas, agricultores familiares, comunidades indígenas, povos ribeirinhos, quilombolas. “Muita gente envolvida e essa foi uma das demandas que se apresentou”, destaca Daniela Maciel, que trabalha com gestão da informação, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e analista da Embrapa Territorial.

O principal objetivo do Tec Amazônia é dar suporte tecnológico para essas comunidades. “O foco principal é potencializar o uso de soluções tecnológicas em bases sustentáveis, ou seja, reunir o que há de mais recente de conhecimentos gerados e que devem ser praticadas no bioma amazônico para que essas comunidades possam atuar e praticar uma agricultura com base sustentável”, explica Daniela Maciel.

O abastecimento das plataformas é atualizado com base no sistema da Embrapa. Nesse ambiente, a Embrapa registra as soluções tecnológicas. Passa a ter acesso ao registro e, assim, analisar este registro, as características da tecnologia e o que acontece no bioma amazônico.

“A tecnologia conversa com as áreas atuantes junto às unidades da Embrapa, onde são feitas as ocorrências. Existe um trabalho de investigação que precisa ser validado e checado, dessa forma é feita a conexão”, acrescenta Maciel.

Os principais beneficiados são os extensionistas rurais, ator que carece de instrumento para ir a campo. Ele está presente em todo o bioma amazônico. “Temos uma área que a pessoa faz o cadastro e tem um recurso que temos como saber qual o tipo de público que está fazendo o uso da ferramenta”, destaca Daniela.

De acordo com o Balanço Social 2020 da Embrapa, as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa localizados na Amazônia estão em 9,47 milhões de hectares na região. Com tecnologias adequadas, é possível conservar, recuperar e produzir com sustentabilidade no bioma. Daí a importância dessas ferramentas estarem acessíveis a todos os técnicos da extensão rural e produtores.

Intercâmbio

Michelliny Bentes, engenheira agrônoma, coordenadora do Projeto Integrado da Amazônia, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, explica que além de gerar informação técnica atualizada como forma de melhorar técnicas de produção também funciona como um trabalho de organizar a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A partir do momento em que os usuários vão movimentando a ferramenta com demandas de informações técnicas é possível organizar a base de dados e fazer o cruzamento de informações”, destaca Michelliny Bentes.

A ferramenta é abastecida por um leque variado de informações que ajudam desde evitar desmatamento até a melhor forma de plantio da melancia. “Dessa forma, os pequenos produtores, que fazem parte do grupo da agricultura familiar, os quais são os principais responsáveis pela distribuição de alimento dentro do território da Amazônia, têm maior possibilidade de produzir melhor e obter produtos mais saudáveis”, destaca Bentes.

A tecnologia funciona off-line para facilitar o acesso de produtores e extensionistas agropecuários. Ele está disponível para Android e também  IOS.

A plataforma web e o aplicativo Tec Amazônia são resultados do projeto Interação, intercâmbio e construção do conhecimento e comunicação nos projetos do Fundo Amazônia (Amazocom), um dos 19 projetos executados pela Embrapa que compõem o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz).

O PIAmz é financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!