CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ceasa atua com ações de sustentabilidade em área de preservação

Bruna Lima
fonte

A Ceasa do Pará é uma Área de Proteção Ambiental (Apa) e tem o maior cinturão de área verde em comparação às Ceasas do Brasil. O presidente José Scaff Filho explica que a necessidade de cuidado, desenvolvimento e evitar desperdício é um dos trabalhos que vem sendo realizado.

“Nós temos projetos sustentáveis além e um deles é o banco de alimentos, que é o aproveitamento das sobras, pois muitos têm valor nutritivo. Além disso, temos o projeto de compostagem que são aquelas sobras que servem para transformar em adubo”, destaca o presidente da Ceasa do Pará. Diante disso, as ações proporcionam benefícios para o próprio espaço.

O que há em comum entre os representantes das reservas florestais citadas é com relação ao cuidado que os frequentadores devem ter com o espaço, já que para consumir o que a natureza proporciona é preciso respeito e educação com o meio natural. José Scaff Filho atenta com relação ao uso do lixo, que não deve ser despejado na área.

image (Ronaldo Rosa / Embrapa)

A presidente do Ideflor -Bio, Karla Bengtson, ressalta que a população em geral tem uma grande importância na proteção das Unidades de Conservação. "São áreas que contribuem para o bem- estar de todos e melhoria da qualidade de vida, a exemplo do Parque Estadual do Utinga, que abriga o lago Bolonha e Água Preta, responsáveis pelo abastecimento de água de cerca de 70% da população da RMB que diariamente'' usam a água tratada oriunda do Parque. As unidades de conservação são patrimônio comum, cabendo a todos os habitantes preservar e proteger essas áreas de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida da população como um todo”, destaca.

PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE

Um ambiente urbano sustentável tem as seguintes características:

- Conserva expressivas áreas verdes na cidade;
- Dá prioridade às espécies nativas na arborização da cidade;
- Distribui de forma equilibrada as praças e parques em toda a cidade, com prioridade para as áreas mais carentes;
- Amplia o acesso dos habitantes às áreas verdes, oferecendo infra-estrutura e segurança;
- Enfatiza a arborização na ocupação do solo, de modo que vias, instalações elétricas e redes de água e esgoto sejam planejadas sem destruir a arborização da cidade;
- Valoriza a estética, o lúdico e a identidade cultural da população nos espaços verdes de lazer.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!