CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Indígenas da etnia Araweté lançam Plano de Gestão Territorial e Ambiental

O lançamento do documento aconteceu ocorreu na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Altamira (PA).

O Liberal

Garantir a proteção do território, a valorização do modo de vida tradicional e o fortalecimento da autonomia comunitária do povo Myde Araweté são alguns dos objetivos do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da Terra Indígena (TI) Araweté do Igarapé Ipixuna, no Sudoeste do Pará. O lançamento do documento aconteceu na última segunda-feira (7), na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em Altamira (PA).

O processo de construção do PGTA começou em 2023 e incluiu oficinas temáticas, encontros comunitários, atividades de etnomapeamento e etnozoneamento, análise de ameaças, além da identificação de estratégias para fortalecer áreas essenciais, como saúde, educação, cultura, organização social e política, atividades de subsistência e o território.

VEJA MAIS

image Papa Leão XIV envia mensagem ao Pará e abençoa livro digital sobre a COP30 nas escolas
Publicação produzida pela Diocese de Marabá foca na educação ambiental de jovens e recebe bênção apostólica por destacar temas como sustentabilidade e povos indígenas.

image Funai abre vagas para contratos temporários no Pará.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) publicou na última quinta-feira (26) doze editais, sendo 1.038 contratos imediatos e 2.600 para cadastro de reserva para preenchimento de 3.638 vagas...

É uma conquista para as 167 famílias que vivem nas 33 aldeias do território. Ao todo, são 630 pessoas. “O PGTA é muito importante para nós, porque temos uma segurança de que nossa terra será protegida. Foram dois anos de trabalho, envolvendo as aldeias, os anciões, os agentes, todos atuando para construir o mapa das aldeias”, conta o cacique, Awinhoo Araweté.

Plano de Proteção Territorial

Além do PGTA, os indígenas também lançaram o Plano de Proteção Territorial (PPT), que tem o objetivo de promover ações estratégicas para resguardar o território contra invasões, desmatamento, pesca ilegal e abertura de ramais clandestinos.

O documento é composto por três eixos: controle, prevenção e gestão participativa. O PPT é um instrumento técnico, que expressa a responsabilidade ancestral de cuidar da floresta e fortalece a autonomia do povo Araweté. “A gente vai repassar para os nossos filhos, netos, o que é o PGTA e Plano de Proteção Territorial, e como isso contribui para proteger nossa terra”, ressalta o cacique.

image O documento é composto por três eixos: controle, prevenção e gestão participativa. (Imagem: Particular Filmes)

Para a construção do Plano de Proteção Territorial, dez agentes ambientais, escolhidos pelos indígenas, participaram da elaboração do documento, que reafirma o compromisso com as futuras gerações, unindo conhecimento tradicional e articulação comunitária em defesa da terra.

Essa é a terceira Terra Indígena a receber o documento na região do Médio Xingu. Além da TI Araweté, as TIs Koatinemo, Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu receberam o PGTA. Todo o planejamento e elaboração contou com apoio técnico da Norte Energia, por meio do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O documento foi orientado pelos conhecimentos tradicionais dos povos, em diálogo com lideranças, caciques, professores, pajés, jovens e outros representantes da comunidade, com base na Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), instituída pelo Decreto nº 7.747/2012.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Amazônia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!