Prefeitura de Belém já tem proposta para lixo
Prefeito Zenaldo Coutinho vai propor formação de Consórcio Metropolitano para tratar da destinação do lixo em Belém, Ananindeua e Marituba

A Prefeitura de Belém vai apresentar na tarde desta quarta-feira (12) uma alternativa ao encerramento do Aterro Sanitário de Marituba, previsto para maio deste ano. A proposta, que prevê a criação de um Consórcio Metropolitano para tratar da destinação do lixo, deve ser apresentada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que convocou uma reunião com representantes das prefeituras de Ananindeua e Marituba, Governo do Estado e Ministério Público Estadual.
Durante a reunião, prevista para às 15 horas, no Palácio Antônio Lemos, em Belém, a prefeitura vai propor a formação de um grupo técnico para verificar a capacidade operacional de uma segunda área de recebimento de lixo, dentro do próprio aterro de Marituba, o que ampliaria a vida útil do empreendimento para recebimento e tratamento dos resíduos. Segundo a prefeitura, essa operação já conta com licenciamento do Governo do Estado.
A empresa Guamá Tratamento de Resíduos Sólidos, que hoje explora o aterro, já anunciou que só deve fazer a destinação do lixo da Grande Belém até maio. Entenda a polêmica aqui
Em meio a polemica que envolve a empresa e as prefeituras desde o final do ano passado, a editora da Conexão AMZ conversou com o pesquisador Neyson Medeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que também chegou a apresentar uma proposta para a destinação do lixo na Grande Belém. Confira a entrevista aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA