Segundo Turno: Helder Lidera. Miranda Cresce.

Coordenador da pesquisa avalia que Bolsonaro pode ter impactado negativamente eleitores de Helder. E a audiência pública sobre denúncia de vazamento na Hydro. Veja no #Girodas14

Conexão AMZ
fonte

#Eleições2018: Helder lidera, mas Miranda cresceu

A Doxa Comunicação, empresa de pesquisa de opinião com sede no Pará, divulgou, na noite de domingo, 14, a primeira pesquisa de intenções de votos para o governo do Pará após o primeiro turno das eleições.


Os dados mostram que Helder Barbalho (MDB) permanece na frente com 46,8% dos votos, mas Márcio Miranda (DEM) cresceu e aparece com 39,4%. Os indecisos somam 6,6%; e os que pretendem votar branco ou anular o voto são 7,2%.


A pesquisa Doxa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob número PA-07843/2018.


A coleta de dados foi feita entre 10 a 13 de outubro. Foram ouvidos 1.896 eleitores.



O que está por trás dos números:

Segundo o coordenador da pesquisa, o Cientista Político Dornélio Silva, Miranda cresceu na região Metropolitana e no Sudeste do Estado, onde Helder era mais forte. Silva avaliou  que o anúncio de que o PT apoiaria Helder pode ter contribuído para o resultado da pesquisa, pois  Helder pode ter atraído para si parte da rejeição ao PT, perdendo votos entre apoiadores do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro.


Com a eleição à Presidência muito polarizada os candidatos ao governo do Pará têm evitado anunciar posição em relação ao pleito nacional.


Mas, com o crescimento do candidato Jair Bolsonaro no Estado, Helder - que tem o PSL como apoiador formal - deve colar sua imagem em  nomes como Éder Mauro (deputado reeleito com apoio de Bolsonaro) na tentativa de evitar a migração de votos de apoiadores de Bolsonaro para Miranda.



#Fake

No sábado, 13, o diretor da Doxa procurou a Delegacia de Crimes Tecnológicos para denunciar a divulgação de uma pesquisa falsa que circulou em grupos de whatsapp usando o nome do instituto.  “Estamos tomando as providências necessárias.  As nossas pesquisas são divulgadas no blog da Doxa, qualquer outra que estiver sendo espalhada e que não seja de nosso endereço eletrônico é fake”, afirmou o coordenador do Instituto, Dornélio Silva .



#Hydro

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) estão convocando a população de Barcarena para uma audiência pública, nesta terça-feira, 16. Na pauta, a investigação das denúncias de vazamentos de rejeitos na refinaria de alumina Hydro Alunorte.
O evento será realizado das 9 às 13 horas, na igreja da Assembleia de Deus, em frente à Praça de Alimentação, no bairro Vila dos Cabanos.

No encontro, o Ministério Público vai informar sobre a atuação das instituições e sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 5 de setembro entre o MPPA, o MPF, o Estado do Pará e Hydro Alunorte para avaliação e redução dos impactos socioambientais e para a garantia da segurança do processo produtivo da empresa.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Especial AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!