#GirodoCírio: SOCORRO! ENCOLHERAM OS NÚMEROS!
Segup divulgou que 1 milhão 160 mil pessoas acompanharam a procissão do Círio no domingo. Mas o Dieese mantém a estimativa de 2 milhões de romeiros.

Conversamos com André Cunha, secretário adjunto de operações da Secretaria de Segurança Pública, que informou que a contagem, este ano, foi feita de forma mais técnica. "Com ajuda da tecnologia que incluiu mapeamento via satélite pelo Google Earth, medimos o corredor principal da procissão, transversais, polígonos/ praças ao longo do trajeto. Ao final, estimamos o quantitativo de cerca de quatro pessoas por metro quadrado e chegamos aos números totais", explicou André Cunha, informando que desconhece detalhes sobre a metodologia usada pelo Dieese que aponta para os dois milhões de pessoa.
Também conversamos com Roberto Sena, do Dieese, que nos disse que mantém a estimativa de dois milhões de romeiros no Círio. Sena explicou que há cerca de quatro anos, foi feita a primeira estimativa de dois milhões de pessoas na procissão de domingo e disse que a estimativa do Dieese também é baseada no número de pessoas por metro quadrado do trajeto e transversais. Fato é que a diferença é relevante considerando métodos tão semelhantes.
Em nota divulgada pela Segup, a Secretaria informou oficialmente que, através do mapeamento via satélite pelo Google Earth das vias ocupadas em tempo real, o Círio de Nazaré registrou um milhão cento e sessenta mil pessoas em seu percurso e nas ruas adjacentes ao seu trajeto. Isso representa 290 mil metros quadrados de área ocupadas por fiéis no corredor da procissão e nas transversais. Já a trasladação, no sábado, superou o número de pessoas no Círio, registrando um milhão e trezentas mil pessoas no corredor da procissão e nas vias paralelas ao entorno do corredor principal.
O monitoramento foi feito a partir do Centro Integrado de Comando e Controle da SEGUP, instalado na Praça Santuário, com uma central de monitoramento utilizando o Google Earth no momento da ocupação das vias durante as duas procissões.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA