#Girodas14: Ainda falamos sobre eleições, saga Hydro e animação sobre as guitarradas
Nesta quarta-feira, o papo ainda são as eleições, confira também as novidades sobre a Hydro e uma programação especial para crianças.

#Sobe e desce na Alepa.
O MDB perdeu duas cadeiras na Assembleia Legislativa do Pará, mas permanece com a maior bancada da Casa que tem 41 deputados. A legenda tinha oito representantes, perdeu dois e ficou com seis. O PSDB também perdeu deputados. Tinha seis e passará a cinco. Mesmo assim será a segunda maior bancada. PC do B, PSB, Pros e PPL ficaram sem representantes. Já Democracia Cristã (DC), PHS, PMN, PSL e PSOL, que não tinha cadeiras, ganharam um deputado cada.
#SegundoTurno: E o PT hein?
Em reunião em São Paulo na terça-feira, 9, a direção nacional do PT decidiu liberar os diretórios regionais para decidirem sobre as alianças nos Estado. Na prática significa que não há vetos a partidos ou candidatos. No Pará, a legenda ainda não definiu que rumo tomará no segundo turno das eleições ao governo. Por telefone, o presidente do PT do Pará, João Batista Silva afirmou que a prioridade será garantir apoios para o candidato à Presidência, Fernando Haddad. Ou seja, quem quiser apoio do PT no Pará poderá ter que declarar apoio a Haddad. Amanhã, os petistas fazem nova reunião em Belém para, só então, anunciarem uma posição oficial.
#AssembleiaLegislativa: Márcio se licencia, Jatene, não.
O candidato ao governo do Pará (DEM) Márcio Miranda decidiu, finalmente, se licenciar da Presidência da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à campanha. O governador Simão Jatene, contudo, que chegou a passar o cargo para o presidente do Tribunal de Justiça no Estado, (TJE) Ricardo Nunes, no primeiro turno, deve se manter no cargo neste segundo turno. Nos bastidores, há quem comente que Jatene teme deixar a cadeira para o vice, Zequinha Marinho, grande apoiador de Helder Barbalho.
#Hydro: A novela continua...
Depois de anunciar, com alarde, que suspenderia 100% de suas operações no Pará, a refinaria de bauxita e alumina Hydro voltou atrás e anunciou que retomará 50% das operações. Em nota, a empresa informa que a retomada foi possível porque o Ibama autorizou a utilização do sistema de filtro e prensa no Depósito de Resíduos Sólidos 1 (DRS1).
Na próxima terça-feira, 9, a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizam audiência pública em Barcarena para discutir os supostos crimes ambientais da mineradora com a comunidade local.
#Empregos
O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito civil para acompanhar os reflexos da crise da Hydro nos cerca de 5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos gerados pela empresa. Após o anúncio de paralisação total das operações, o MPT notificou a empresa para que informasse como ficaria a questão trabalhista. Em reunião na sede do MPT, a direção da Hydro garantiu que não há intenção de promover demissões em massa, porém afirmou que não é possível descartar essa possibilidade “uma vez que o embargo à mineradora permanece”. Entre as medidas que estão sendo adotadas para manutenção dos empregos, segundo diretores da Hydro, está a concessão de férias coletivas, a utilização de banco de horas, e a redução de jornada.
#Guitarrada: TV Brasil exibe série de animação infantil.
No Dia das Crianças, a TV Brasil começa a exibir a série de animação “Os Dinâmicos”, inspirada nas músicas e trajetória do grupo Vieira e Seu Conjunto, formado no final dos anos 1970, por Mestre Vieira, o criador da guitarrada paraense. O primeiro episódio será mostrado nesta sexta-feira, 12, às 14h45, e o segundo ganha a telinha no domingo 14, às 15h15. Os demais episódios (13 ao todo), cada um de cinco minutos, entrarão na grade de programação nas semanas seguintes. Veja o trailer:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA