CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

#GiroAMZ: Procon fiscaliza lojas em shoppings e comércio da Grande Belém

“Operação Natal” garante direitos do consumidor. Veja também no #Giro: Hotéis e pousadas, no interior do Pará, já estão lotados para o fim de ano

Conexão AMZ
fonte

Fiscalização


Equipes do serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), no Pará, estão fiscalizando lojas de departamento nos shoppings e centro comercial da Grande Belém. A “Operação Natal” busca resguardar os direitos dos consumidores em uma das épocas de maior movimento no comércio. Até a quinta-feira (20), 13 estabelecimentos foram autuados em flagrante e multados por não emitirem cupom fiscal.

Fim de ano


Faltando quase 15 dias para o réveillon, os hotéis e pousadas do Pará já estão com 80% de suas capacidades reservadas para as festas de fim de ano. O dado é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará. De acordo com o último levantamento feito pela entidade, que representa os empresários do setor, os empreendimentos com maior taxa de ocupação estão localizados em Salinópolis, Bragança, Maracanã (Algodoal) e Marapanim (Marudá), todos na região litorânea do estado; Marabá e Conceição do Araguaia, nas regiões sul e sudeste; Santarém, no oeste; e Soure e Salvaterra, no arquipélago do Marajó. O tempo médio de estadia é de quatro dias.

Na Grande Belém, que não possui um histórico de atrair turistas para passar o fim de ano, apenas as ilhas de Cotijuba e Mosqueiro estão com quase todos os meios de hospedagem com a capacidade máxima reservada.

Segurança


O delegado da Polícia Federal, Ualame Fialho Machado, será o novo secretário de Segurança Pública do Pará. O anuncio foi feito pelo governador eleito, Helder Barbalho, via Twitter, na quinta-feira (20). Ualame é paraense, graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará e tem Especialização em Sociedade e Gestão da Segurança Pública (UFPA). Passou no concurso para delegado da Polícia Federal aos 22 anos. Desde 2016, ocupa o cargo de superintendente da PF, no Pará.

Biodiversidade


O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), no Pará, publicou no FieldGuides, uma plataforma internacional para a indexação de espécies animais e vegetais existentes no mundo, o Guia de Plantas da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, ilha localizada na Região Nordeste do estado. O FieldGuides é mantido pelo Field Museum Botanical Gardens em Chicago, nos Estados Unidos. Ao todo, 111 espécies de plantas foram catalogadas e fotografadas.

Mapa da violência


Cinco dos sete estados da Região Norte apresentaram queda no número de mortes violentas, nos nove primeiros meses de 2018. Por outro lado, Roraima e Tocantins foram os únicos estados a registrarem aumentos. Em Roraima, estado com a maior alta de mortes, o aumento foi de 47%. O Pará está entre os estados com menor redução (até 4%). Nos outros estados da região a queda ficou entre 10% e 24%. Em todo o Brasil, o número caiu de 44,5 mil, entre janeiro e setembro de 2017, para 39,2 mil, no mesmo período de 2018. Os números são do Monitor da Violência, projeto desenvolvido pelo site de notícias do Grupo Globo em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e apoio do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP).
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Especial AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!