#GiroAMZ: Governo Helder terá orçamento de R$ 25,5 bi, em 2019
Orçamento para primeiro ano de novo governo foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará. E mais no #Giro: vítimas de incêndio, em Manaus, recebem doações; Sisu terá menos vagas em 2019
Orçamento
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou orçamento de R$ 25,5 bilhões para o governo do estado, em 2019. Segundo o projeto, quase 88% deve vir do orçamento fiscal (transferências da União e impostos) e 12% da seguridade social. Os deputados acrescentaram 72 emendas ao projeto original e deram mais autonomia ao futuro governador, Helder Barbalho, para remanejar recursos. O limite passou de 25% para 50%. Com isso, o novo governador poderá alterar metade da destinação dos recursos, sem precisar de autorização da Alepa.
Abrigadas
Cinco abrigos espalhados por Manaus estão recebendo as vítimas do incêndio que destruiu pelo menos 600 casas no Bairro de Educandos, na Zona Sul da cidade, na noite de segunda-feira (17). Ainda não há estimativa de pessoas afetadas pelo incêndio. Até o momento, 17 pessoas chegaram a ser atendidas em hospitais de Manaus, e uma segue internada em estado grave. A prefeitura de Manaus decretou situação de emergência. ONGs e outros grupos voluntários seguem coletando doações na capital.
Menos vagas
A edição do primeiro semestre de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ter um número menor de vagas. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), no ano que vem, a seleção, que receberá inscrições entre os dias 22 e 25 de janeiro, reunirá um total de 235.476 vagas. No primeiro semestre de 2018, o número foi de 239.601 vagas. Uma queda de 1,7%. Apesar da redução ser pequena, é a primeira vez que isso acontece nos dez anos de história do sistema, que funciona como um vestibular centralizado para universidades públicas, usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA