#GiroAMZ: Escolas na luta pela Consciência Negra

Em Belém e no interior, escolas combatem o racismo. Também no #Giro: deputados que investigam danos ambientais provocados pela Hydro discutem conclusão do trabalho e a queda de empregos no Pará

Conexão AMZ
fonte

Dia de luta


O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), em todo o país, será lembrado em várias escolas de Belém e do interior do estado, com ações que chamam atenção para a discriminação ainda presente na sociedade brasileira.

Uma dessas ações acontece na Escola Estadual General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, na capital. A escola fotografou 15 alunas, professoras e servidoras com indumentárias típicas da cultura afro. As fotos fazem parte de uma exposição que será aberta, hoje, a partir das 14 horas, na própria instituição.

Parte da Semana da Consciência Negra, o dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesse mesmo dia, em 1695, defendendo a liberdade do povo negro no Brasil.

CPI dos danos ambientais  deve concluir  trabalhos


Os deputados que integram a CPI que investiga danos ambientais no Rio Pará, em Barcarena (PA), realizam na tarde desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado, a primeira reunião após as eleições. O encontro deve apreciar e definir o roteiro de conclusão dos trabalhos.

Durante a reunião, os deputados devem votar o Relatório Final da Comissão, já elaborado sob a coordenação do deputado Celso Sabino (PSDB), relator da CPI. A Comissão que investigou danos ambientais em Barcarena foi instalada no dia 20 de março, após o acidente ambiental envolvendo a mineradora Hydro.

Emprego no comércio tem queda no Pará


O balanço de empregos formais gerados pelo setor do comércio teve ligeira queda no Pará, entre os meses de janeiro e setembro deste ano. Segundo levantamento divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nos nove primeiro meses de 2018, pelo menos mil postos de trabalhos foram fechados no estado.

A pesquisa estabelece um paralelo entre o número de contratações e demissões. Este ano, de janeiro a setembro, o comércio efetuou 53.753 contratações, contra 54.800 desligamentos, gerando um saldo negativo de 1.047 postos.

PIS começa a ser pago hoje


Começa a ser pago nesta terça-feira (20) o quinto lote do abono salarial do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2017. A partir de hoje, poderão sacar o dinheiro do PIS os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro. O valor varia de R$ 80 a R$ 954, de acordo com o tempo de trabalho no ano passado.

Quem nasceu entre julho e outubro já teve o saque liberado e continua podendo retirar o dinheiro. Para os servidores públicos, também começa hoje o pagamento do novo lote do abono. Vale para quem tem o número de inscrição no Pasep terminado em "4". O saque de quem tem a inscrição com final entre "0" e "3" também já foi liberado antes e continua ocorrendo. Os recursos do abono liberados nesta terça-feira ficarão disponíveis até 28 de junho de 2019.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Especial AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!