Helder Barbalho vai convocar força nacional
Anúncio foi logo após os resultados confirmarem sua vitória nas urnas

Falando como governador eleito, Helder prometeu fazer um governo presente nos 144 municípios paraenses. Disse que suas primeiras ações serão para combater a violência e afirmou que pedirá a convocação na Força Nacional de Segurança para auxiliar as polícias do Estado. “Como a situação aqui fugiu do controle, um dos meus primeiros atos será solicitar, ao novo presidente da República, a presença da Força Nacional de Segurança no Pará para cooperar com as nossas polícias”, destacou.
Helder Zahluth Barbalho, 39 anos, é filho do senador reeleito Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho também reeleita neste ano.
Quando criança, Helder brincava nos jardins da residência oficial do governador onde o pai ocupava a cadeira após ter sido eleito, em 1982, na primeira eleição para governadores após o golpe militar de 1964.
Começou cedo da política. Com 18 anos, se filiou ao então PMDB, partido dirigido pelo pai no Estado. Foi secretário-geral da juventude Nacional da legenda e aos 21, anos, eleito vereador por Ananindeua, município na região Metropolitana de Belém.
Foi deputado estadual, prefeito de Ananindeua e, em 2014, concorreu ao governo. Apesar de ser o grande favorito perdeu aquela eleição para Simão Jatene que concorria à reeleição. A diferença a favor de Jatene foi de apenas 137.390 votos.
Derrotado, Helder foi para Brasília onde assumiu o Ministério da Pesca, passou pelo Ministério dos Portos e, em seguida, assumiu a pasta da Integração Nacional. Apesar do cargo no governo federal, manteve as viagens pelo Pará com suas ações ganhando destaque nos veículos de comunicação da família Barbalho.
Helder é formado em Administração e fez pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. É casado com Daniela Lima com quem tem três filhos, Helder Filho, 11 anos, Thor 7, e Heva, 3.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA