Helder Barbalho toma posse em três municípios

De forma inédita, governador eleito, no Pará, terá cerimônias em Belém, Marabá e Santarém, nesta terça-feira (1º). Atual governador, Simão Jatene, não vai à transferência da faixa

Conexão AMZ
Governador eleito do Pará com 55,43% dos votos, Helder Barbalho (MDB)  e seu vice-governador, Lúcio Vale (PR), tomam posse nesta terça-feira (1º), com cerimônias em Belém, Marabá e Santarém. Algo até então inédito na história do estado. A primeira cerimônia ocorre, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), seguida pela transmissão da Faixa Governamental, prevista para às 10h, em frente ao Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo.

O atual governador, Simão Jatene (PSDB), disse no domingo (30), durante uma visita técnica às obras do Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, que não vai à solenidade de posse do futuro governador. Jatene classificou o ato como político para justificar sua ausência. “Não vou participar da transferência de faixa para ficar claro uma questão: disse claramente que se fosse um ato cívico, dentro do Palácio, eu faria. Mas um ato político, essa é uma festa do governo que chega, não é uma festa que eu deva participar”, disse, segundo declaração publicada no site G1 Pará. Jatene também desejou que o próximo governador faça um governo melhor que o seu.

Na Assembleia Legislativa, a cerimônia também não deve contar com a autoridade maior da casa, o deputado estadual e presidente da Alepa, Márcio Miranda (DEM), que está de licença. Ele deve ser substituído pela deputada Cilene Couto (PSDB). Miranda foi derrotado por Helder na disputa pelo governo do estado nas eleições de outubro.

O governador eleito deve deixa a capital logo após receber a faixa, já que, às 15h, tomará posse no município de Marabá, onde ocorrerá um ato público no Centro de Convenções de Carajás. Na sequência, Helder Barbalho embarca para Santarém, onde outro ato público, previsto para às 18h30, no Centro Cultural João Fona, encerra as solenidades de posse do novo governador. Estes dois últimos eventos são simbólicos e, segundo a equipe de governo, pretendem reforçar o compromisso da próxima gestão de se fazer presente em todo o Estado.

A posse encerra o processo que iniciou, no último dia 18 de dezembro, com a diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!