#FakeNews: Não vamos repetir os EUA.

Justiça Eleitoral alerta que é falsa a corrente que está causando confusão nos eleitores em grupos de Whatsapp.

Conexão AMZ
fonte

Pesquisa feita pela The National Bureau of Economic Research apontou que, somente nos três meses anteriores às últimas eleições nos EUA, as fake news favorecendo Trump foram compartilhadas 30 milhões de vezes no Facebook, contra 8 milhões de compartilhamentos de conteúdo fraudulento em prol da candidata democrata Hillary Clinton. Ou seja: elas podem decidir as eleições e nós não podemos deixar isso acontecer no Brasil. Então, se arme contra as fakenews.



Não votar para todos os cargos anula o seu voto?


A mais recente é uma corrente que está causando confusão nos eleitores. Distribuída em grupos de whatsapp, ela afirma que se você votar apenas para Presidente e anular ou votar em branco para os outros cargos, todos os votos serão automaticamente anulados.:



A Justiça eleitoral alerta que essa notícia é falsa. Fique ligado!




Como Votar?


No dia 7 de outubro, você votará seis vezes. Primeiro, vai digitar os números do seu candidato a deputado federal; depois, escolha seu deputado estadual e, em seguida, dois senadores. Um detalhe aqui: se você digitar duas vezes o número de um mesmo candidato ao Senado, apenas a primeira votação será considerada. O segundo será anulado. O segundo voto ao Senado só será contabilizado se for diferente do primeiro.


Depois de escolher seus senadores, você votará para governador e, em seguida,  para Presidente. Pronto, estará cumprido seu dever cívico.


Você não deve, mas se desejar poderá anular, sim, qualquer um dos seis votos sem que os demais sejam afetados. Por exemplo, você vota para deputado federal e confirma e, em seguida, quer votar em branco para deputado estadual? Sem problema, sua primeira escolha estará mantida e confirmada.


Você pode votar em branco para governador e escolher um candidato à Presidência e vice versa.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) explica ainda que se a urna travar no meio da sua votação, o sistema será reiniciado e você concluirá a votação normalmente. Uma dica: Como são muitos números para decorar, a Justiça Eleitoral permite que você leve uma colinha.


Quer treinar o uso da urna? Acesse aqui, o simulador de votos para ver como vai funcionar.


http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2018/simulador-de-votacao-na-urna-eletronica

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política AMZ
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!