Dois municípios do Pará estão entre os que mais tiveram títulos cancelados
Levantamento da Agência Pública mostra que cidades pobres foram mais atingidas pela medida.

Levantamento inédito feito pela Agência Pública de Notícias mostra relação direta entre o número de títulos de eleitor cancelados pela não realização da biometria e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Só para lembrar, o Supremo Tribunal decidiu pelo cancelamento, neste ano, de títulos de eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório nos municípios determinados pela Justiça Eleitoral. No total, mais de 3,3 milhões de títulos foram cancelados em 1.248 cidades de 22 estados do país.
Segundo o levantamento da Pública, cerca de 1,7 milhão de títulos eleitorais foram cancelados em 1.178 cidades com colégios eleitorais abaixo de 50 mil eleitores. O Pará tem duas cidades entre as dez que mais tiveram documentos cancelados.
Cumaru do Norte, no sul do Pará, ocupa o segundo lugar no ranking dos municípios mais afetados pela decisão. Foram cancelados 34,4% dos documentos. A Agência Pública levantou que a cidade passou de 7.596 para 4.899 eleitores depois do cadastramento biométrico. Em Cumaru do Norte, um quarto da população (24,5%) vive em situação de extrema pobreza e 74% na zona rural. Além disso, cerca de 11% da população são indígenas.
A terceira colocada no ranking também é paraense. Em Água Azul do Norte, 28,7% dos títulos eleitorais foram cancelados. O município tem mais de um quinto da população (22,3%) em situação de pobreza e mais de 80% vivem em área rural.
Confira o ranking completo no site da Agência Pública:
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA