CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mulher com doença rara que causa lesões na pele desabafa: 'Me sinto nojenta'

Hidradenite supurativa se assemelha a acnes e até queimaduras pelo corpo, e desencadeia lesões dolorosas

O Liberal
fonte

Uma condição rara sofrida por Kira Archuleta, de 24 anos, faz com que a norte-americana seja alvo constante de bullying e até ter sido apelidada de Freddy Kruger. Ela sofre com hidradenite supurativa, uma doença de pele crônica e inflamatória que se assemelha a acnes e até queimaduras, e desencadeia lesões dolorosas em todo o corpo.

No TikTok, a moça compartilha vídeos que mostram as lesões nas áreas de maior atrito. “Eu me sinto nojenta há anos. Eu só quero ser normal”, afirma em um dos vídeos.

VEJA MAIS

image Jovem descobre que só tem mais 4 anos de vida após sentir ‘cansaço excessivo’
Ela foi diagnosticada com uma doença neurodegenerativa rara que pode causar paralisia e prejudicar a fala

image Jameela Jamil revela que vive com doença rara capaz de provocar elasticidade da pele
Nas redes sociais, a artista também desabafou sobre como comentários negativos sobre a aparência afetaram sua vida

image Conheça a história da mulher que tem pele avermelhada e pálpebras do avesso por conta de doença rara
Nathalie conta que aprendeu a conviver com os sintomas. Na infância foi proibida de entrar no parque aquático pois os outros frequentadores não se sentiam à vontade para tomar banho na mesma piscina que ela

Kira começou a sofrer com as feridas aos 14 anos, quando pequenos furúnculos surgiram em sua axila. Com o tempo, as lesões se espalharam para outras partes do corpo, como coxas, virilha e rosto. Na época, os médicos não conseguiram diagnosticar o problema e apenas sugeriam que ela se "limpasse melhor". Com o agravamento das feridas, Kira acabou passando 10 meses na cama, até que aos 17 anos, finalmente recebeu o diagnóstico da doença.

Os furúnculos de Kira são muito dolorosos e podem levar semanas para cicatrizar, causando grande desconforto e sofrimento. A jovem compartilha vídeos no TikTok, mostrando as lesões em áreas de maior atrito e expressando o desejo de ser "normal". A condição de Kira foi comparada ao personagem fictício Freddy Krueger, da série de filmes "A Hora do Pesadelo", queimado pelos pais e com cicatrizes em todo o corpo.

image Com doença rara, filha de Juliano Cazarré mostra melhora; saiba o que aconteceu
Maria Guilhermina, de seis meses, sofre de uma cardiopatia rara, conhecida como anomalia de ebstein

image ‘Rainha da Maizena’: doença rara faz mulher comer 20 kg de amido de milho por mês
Letícia Ramos precisa fazer o consumo do produto alimentício para conseguir sobreviver

image Bebê com síndrome rara precisa de ajuda para realizar cirurgia
Doações podem ser feitas pelo Pix: amorim.adv04@gmail.com

O que é a hidradenite supurativa?

A hidradenite supurativa não possui cura e não é contagiosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento da doença pode variar de acordo com a sua gravidade — geralmente, inclui a higiene das feridas e também o uso de antibióticos em creme ou orais.

Algumas mudanças de hábito também são indicadas, uma vez que vários estudos sugerem que a hidradenite supurativa está associada ao tabagismo, obesidade e dietas ricas em carboidratos, gordura animal e açúcares.

Por isso, Kira adotou uma nova rotina de cuidados com a pele: ela toma banhos mornos, limpa as feridas e faz o uso das medicações pescritas por seu médico. Além disso, ela cortou o consumo de carne vermelha, suína e laticínios de sua dieta, pois são alimentos que podem levar ao agravamento da hidradenite.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!