Senador paraense Beto Faro é o novo líder do PT no Senado

Atual presidente do Partido dos Trabalhadores no Pará, Faro já passou pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, Incra, Fetagri, CUT do Pará e Comissão de Meio Ambiente da Câmara

O Liberal
fonte

O senador Beto Faro é o novo líder do PT no Senado Federal. No segundo ano do mandato, ele foi escolhido pelos colegas senadores e senadoras, nesta quarta-feira (21), para assumir a liderança do Partido dos Trabalhadores na Casa. Faro substitui o senador Fabiano Contarato (ES) no cargo.

Natural de Belém, Beto Faro é o atual presidente do PT no Pará. Ele foi eleito senador em 2022 com 1.781.562 votos. Antes, já havia sido deputado federal por quatro mandatos consecutivos e chegou a presidir a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS

image Senadores paraenses divergem sobre proibição de 'saidinhas'
A proposta de acabar com a prática foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Segurança Pública do Senado Federal ontem. Beto Faro (PT) e Zequinha Marinho (Podemos) falaram com O Liberal

image Projeto quer incluir palafitas no Minhas Casa, Minha Vida para atender comunidades ribeirinhas
De autoria do senador paraense Jader Barbalho, proposta teve parecer favorável do relator Beto Faro, também do Pará. Proposta avançou no Senado e aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)

image Parlamentares paraenses divergem sobre escolha de Lewandowski
Ministro aposentado do STF assumirá lugar de Flávio Dino, que deixa a pasta para ocupar uma vaga no Supremo.

“Agradeço a todos os companheiros pela escolha. Essa é uma liderança importante, com história no PT, e tenho muita gratidão por essa escolha”, agradeceu Faro, nesta segunda-feira. “Os desafios são enormes. Como bancada do partido do presidente da República, nós temos que cuidar da regulamentação da reforma tributária e tratar das questões ambientais para apresentar (ao mundo) resultados positivos durante a COP-30 que acontecerá no Pará”, acrescentou.

Faro destacou que também é preciso "dar sequência aos resultados econômicos positivos conquistados pelo governo até o momento". O novo líder do PT no Senado tem origem na agricultura familiar e é conhecido pela firme atuação em defesa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e de outras políticas públicas para a população rural.

Em 2003, foi nomeado superintendente regional do Incra, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Beto presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Pará.

image BNDES deve criar linha de crédito para as Cooperativas no Norte após pedido de senador do Pará
Presidente do Banco, Aloizio Mercadante, informou que vai acolher a proposta de Beto Faro. Ele também anunciou a expectativa de investimentos de R$ 100 bilhões para a Amazônia e de mais de R$ 3,2 bilhões na preparação da capital Belém para a COP 30

image Senadores e deputados paraenses divergem sobre Marco Temporal
Na bancada paraense, Zequinha Marinho (Pode) votou a favor do PL 2.903 e Beto Faro (PT) votou contra.

image Titular paraense da CPI das ONGs opina sobre ‘transparência’ e finalidade da comissão
Zequinha Marinho afirma que a comissão não tem o objetivo de 'demonizar' as organizações não governamentais

Faro substitui o senador Fabiano Contarato, que liderou a bancada petista em um momento histórico para o país. A gestão de Contarato ocorreu no ano que o partido voltou à Presidência da República, com Lula assumindo o seu terceiro mandato.

Na avaliação do PT, o ano de 2023 foi marcado pela retomada do crescimento econômico, a queda do desemprego e a volta de diversos programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Farmácia Popular. Mas, também foi um ano difícil para a gestão federal com a tentativa de golpe de Estado, com as invasões do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, no início de janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA