Localização de celulares atestam encontro de Bolsonaro com Forças Armadas, aponta relatório da PF

Evidências de localização e registros de entrada confirmam reunião, de acordo com relatório enviado ao Supremo

O Liberal
fonte

A Polícia Federal (PF) utilizou a localização de celulares e registros de entradas dos palácios do Planalto e Alvorada para atestar a existência de uma reunião onde uma suposta "minuta do golpe" teria sido apresentada a comandantes das Forças Armadas.

A investigação da PF aponta que no dia 7 de dezembro de 2022, ocorreu um encontro no Planalto envolvendo Filipe Martins, assessor especial de Jair Bolsonaro, o jurista Amauri Saad, Paulo Sérgio Nogueira, então ministro da Defesa, o almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, e o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

VEJA MAIS

image Inquérito que baseou operação releva intricado enredo envolvendo militares e forças especiais
Bolsonaro teria pedido para alterar o rascunho de decreto, mantendo a prisão apenas para Moraes

image Defesa de Bolsonaro recorre ao STF contra inelegibilidade e questiona uso de 'minuta do golpe'
Antes de ir para apreciação do Supremo, pedido do ex-presidente passará por análise do ministro Alexandre de Moraes

O registro simultâneo de todos os participantes na mesma Estação Rádio Base (ERB), ou “Cell site”, foi utilizado como evidência do encontro. A ERB indica horário e localização exata dos terminais móveis que se comunicam com ela.

Essa prova se juntou aos registros de entrada e saída nos palácios, que são obrigatórios, e às mensagens encontradas no celular de Mauro Cid, segundo consta no relatório da PF enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Sequência de eventos segundo a PF

A PF relata que em 9 de dezembro, Bolsonaro se reuniu com o general Estevam Theophilo, então comandante do Comando de Operações Terrestres (Coter), do Exército. Nesse período, segundo consta na delação de Cid, Bolsonaro teria recebido uma minuta para reverter o resultado das eleições, a qual teria passado por ajustes.

A PF aponta o assessor Filipe Martins como o responsável pela elaboração da minuta. Registros de acesso ao Palácio da Alvorada mostram que ele esteve no local várias vezes após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

image Saiba o que disse Bolsonaro e aliados na reunião que embasou operação da PF
Vídeo da reunião estava no computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro

image Carlos Bolsonaro liderava o "gabinete do ódio", revela delação de Cid
Delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid destaca papel central do vereador na comunicação de Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018

Mensagens enviadas por Mauro Cid para o general Freire Gomes, então comandante do Exército, sugerem que Bolsonaro estava redigindo e ajustando o decreto e buscando o respaldo do general Estevam Theophilo.

Os diálogos de Mauro Cid também sinalizam que Bolsonaro teria editado a “minuta do golpe”.

image Defesa pede ao STF devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro
Documento foi apreendido no âmbido da operação Tempus Veritatis, que apura suposta tentativa de golpe de estado

A defesa de Jair Bolsonaro nega as acusações, afirmando que o ex-presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito. Os advogados Paulo da Cunha Bueno, Daniel Tesser e Fábio Wajngarten, que representam Bolsonaro, afirmam que ele tem sido alvo de repetidos procedimentos que insistem em uma narrativa divorciada de quaisquer elementos de prova.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA