Defesa de Bolsonaro recorre ao STF contra inelegibilidade e questiona uso de 'minuta do golpe'

Antes de ir para apreciação do Supremo, pedido do ex-presidente passará por análise do ministro Alexandre de Moraes

O Liberal
fonte

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu tomar medidas legais após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torná-lo inelegível por oito anos, devido a abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O recurso, no entanto, foi direcionado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e passará por uma etapa inicial no próprio TSE, onde será avaliado pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

A análise de admissibilidade de Moraes será crucial; se ele considerar que o recurso extraordinário preenche os requisitos, o caso seguirá para o Supremo. Caso contrário, o pedido será rejeitado, possibilitando um novo recurso ao STF.

VEJA MAIS

image Relator vota para rejeitar recurso e manter ex-presidente Bolsonaro inelegível
Recurso do político do PL está sendo julgado pelo plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

image TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível nas eleições 2026
Cármem Lúcia iniciou seu voto informando que acompanhava o entendimento do relator pela procedência da ação contra o ex-presidente

O cerne desse pedido de recurso está na questão da constitucionalidade da decisão dos ministros da Corte Eleitoral. Os advogados, em seu documento, questionam a inclusão da "minuta do golpe" ao longo do processo. Esse documento foi apreendido em janeiro pela Polícia Federal (PF) na residência do ex-ministro Anderson Torres e tratava da possibilidade de decretar um estado de defesa no TSE, com o objetivo de revisar o resultado da eleição em que Bolsonaro foi derrotado.

A defesa argumenta que o material não deveria ter sido utilizado como prova no julgamento, pois foi produzido após a eleição e não possui relação direta com o tema principal da ação, ferindo assim princípios constitucionais, como o da segurança jurídica.

No documento, os advogados afirmam: "O Colegiado, na posição plasmada no aresto recorrido, deveria ter rechaçado a admissão da referida 'minuta de decreto de Estado de Defesa', pois se trata de 'documento' produzido após os resultados das eleições, sem relação direta com o tema objeto da ação, que deverá ser analisado nas instâncias próprias".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA