Governo Lula nega ajuda do Uruguai ao Rio Grande do Sul

Segundo o secretário, a solicitação foi encaminhada para Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Itamaraty.

Pedro Garcia
fonte

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), solicitou no último sábado (04), ajuda para autoridades do Uruguai auxiliarem no resgate das vítimas ilhadas em alguns pontos do estado. O país vizinho aceitou a solicitação e decidiu ofertar uma lancha, um avião e drones para ajudar no resgate das pessoas afetadas pelas enchentes, contudo, o governo Lula dispensou o auxílio no momento. 

O pedido envolvia o empréstimo de duas lanchas motorizadas, com tripulações, dois drones para localizar pessoas isoladas, com retrospectivos operadores uruguaios, e uma aeronave de transporte Lockheed KC-130 H HERCULES, que seria utilizada para transportar lanchas para as regiões mais afetadas.  

VEJA MAIS: 

image Tragédia no RS: familiares se despedem das primeiras vítimas das enchentes
A morte do casal Lothar Schmitt e Lúcia Ramos Christallina foi uma das primeiras a serem registradas no RS

image Usinas da Paz recebem doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
As doações vão ser recebidas nesta quarta-feira (8), a partir de 8 horas, em todas as UsiPaz localizadas na Região Metropolitana de Belém

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, o governo Uruguaio deu luz verde para o empréstimo, mas o governo Lula teria negado, usando a justificativa que os equipamentos não seriam necessários no momento. “Recebemos a informação extraoficial de que o comando operacional do RS achou que não era necessário” disse o secretário-executivo do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires. 

Segundo o secretário, a solicitação foi encaminhada para Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Itamaraty. O ministério da Defesa se manifestou por uma nota e disse que o Comando Militar Conjunto recusou a oferta da aeronave por falta de opções disponíveis de pista de pouso em Porto Alegre.

"O Brasil possui a aeronave KC 390 que atende a necessidade dos transportes, pois pousa em pista menor e transporta maior carga. O trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das forças armadas", explicou a Defesa.

VEJA MAIS

 

image Como doar para o Rio Grande do Sul em Belém: veja pontos de coleta e o que doar
O governo do Rio Grande do Sul também reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado

image Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar vítimas no RS
O navio vai transportar militares do Corpo de Fuzileiros Navais com maquinário para ajudar na desobstrução de vias.

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA